Como fazer a tese de um trabalho?

Esqueça aqueles trabalhos que parecem uma colcha de retalhos (ou frankenstein) de bibliografias onde uma ideia parece não encaixar na outra. Seu trabalho precisa seguir uma linha de pensamento coerente, e estruturar sua tese ajudará nisso.

Primeiro, você precisa entender que qualquer trabalho acadêmico — seja argumentativo ou não — deve partir de um ponto de vista.

É aqui que entra a ideia da tese do texto, como um elemento realmente central na estrutura de qualquer ideia.

Você vai achar que entender o que é a tese do texto é muito importante. Para quem escreve o texto, a noção de tese ajuda a alinhar os argumentos e a tornar o texto mais coerente. Para quem está lendo um texto, identificar a tese ajuda na compreensão e interpretação das ideias.

O que é uma tese?

Primeiro de tudo, você precisa entender o que a tese significa. Em geral, a tese representa o ponto de vista do autor sobre o assunto.

A origem da palavra também é uma ferramenta importante para entender melhor a definição. A palavra tese vem do grego thesis, que significa proposição intelectual.

Portanto, a tese é a posição do autor em relação ao assunto. E isso não significa automaticamente que é a opinião do autor. Mas qual a conclusão da pesquisa.

O objetivo central dos textos dissertativos (principalmente os argumentativos, famosos pelas provas do Enem) é convencer alguém de um tema a partir de uma análise crítica (fatos + dados de uma tese).

Portanto, deve-se refletir sobre o tema e apresentar um ponto de vista crítico. Neste caso, a dissertação é a opinião do autor.

No entanto, em outros tipos de trabalhos acadêmicos – como tese, monografia, dissertação e tese de doutorado – o autor não deve expressar sua opinião pessoal sobre o tópico.

No entanto, a obra continua tendo uma tese central, ou seja, a posição científica que o autor assume em seu texto.

A esta altura é importante ter em mente que mesmo que a pessoa não opinar, o trabalho nunca será imparcial. Por fim, todas as decisões (de bibliografias, tema, problema de pesquisa) e perspectivas do trabalho levam a um posicionamento.

Geralmente a tese central é a estrutura principal da base teórica do trabalho e está diretamente relacionada ao referencial teórico da pesquisa.

Referencial teórico

O referencial teórico delimita o escopo da pesquisa. Ou seja, teorias, conceitos e métodos são delineados por tempo, lugar e área de conhecimento.

Isso significa que você deve manter consistência na base teórica do seu trabalho. Ou seja, não deve ir contra a sua tese central.

Então, por exemplo, se você basear seu trabalho em um autor que defende que as prisões devem servir para reintegrar o infrator à sociedade, você não pode adicionar outro autor à a teoria que entende que um criminoso bom é um criminoso morto.

A menos que você use ambas as teorias para mostrar a diferença entre elas. Entendeu?

Esse conceito é explorado com mais detalhes no mestrado e no doutorado, mas se você pensar a partir do TCC, pode ser mais fácil criar uma base teórica coerente para sua pesquisa.

Como fazer tese do seu trabalho?

Para começar a criar a tese do seu trabalho, você precisa construir a ideia central do seu trabalho. Isso significa que você deve ter isso em mente desde o início do trabalho, mas isso pode mudar dependendo da pesquisa.

Finalmente, você pode partir de sua tese central é a hipótese que você formulou no projeto de pesquisa.

No entanto, se você ler as bibliografias e coletar os dados, sua interpretação pode levar a resultados diferentes. Ou seja, a tese é algo dinâmico na construção do trabalho.

É importante que você desenvolva seu posicionamento com base em informações verídicas e de qualidade e que siga sua metodologia de coleta e análise de dados.

Sua tese central será, portanto, a informação mais relevante em sua conclusão, que em geral pode responder ao seu problema de pesquisa.

Exemplo de uma tese de trabalho:

Por exemplo, se seu problema de pesquisa for: O home office vai surgir como prática institucional nas empresas em um momento após a pandemia de Covid-19?

Sua tese central poderia ser: Sim, devido à pandemia de Covid-19 , as empresas têm desenvolvido estratégias para institucionalizar a prática do trabalho remoto. A tendência é que cada vez mais o trabalho remoto esteja se desenvolvendo. Alguns até preferem renunciar a serem obrigados a voltar ao cargo.

Nota-se que mais do que uma opinião do autor, a tese central é desenvolvida a partir de fatos e dados, que se transformam em um posicionamento.

Da mesma forma, o trabalho de conclusão de curso também responde ao problema central do trabalho. Portanto, é a parte mais relevante da conclusão.

Por fim, é importante ter em mente que todo o texto do trabalho deve seguir uma ligação técnica com a tese central.

Então não pode ser que em alguns temas do trabalho o autor escreva que o trabalho remoto será apenas a exceção ou que a pandemia não teve nenhum impacto na dinâmica do trabalho.

Finalmente, essas ideias contradizem totalmente o posicionamento da tese do trabalho.

Listra ABNT

COMPARTILHE:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp