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abnt sumário

Porquê fazer um sumário (normas da ABNT)

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Se você está escrevendo um trabalho acadêmico ou de desenlace de curso, não pode deixar de fora o sumário. Ele é uma instrumento fundamental para organizar as informações do seu trabalho e ajudar o leitor a encontrar facilmente os tópicos que precisa.

Mas porquê fazer um sumário de entendimento com as normas da ABNT? É fácil! O Regras ABNT preparou um guia completo com um padrão e um exemplo de sumário e as principais regras que você precisa seguir.

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Ou por outra, você pode aprender porquê fazer um sumário no Word, tornando todo o processo ainda mais fácil e prático. Não perdida mais tempo e confira já as dicas do Regras ABNT!

O que é ABNT?

O que são as normas ABNT
O que são Normas ABNT

ABNT é a {sigla} que representa a Associação Brasileira de Normas Técnicas. Essa entidade foi criada com o intuito de padronizar e regulamentar atividades técnicas nos mais diversos setores. O objetivo da ABNT é prometer que produtos e serviços estejam sempre em conformidade com um conjunto de regras estabelecidas.

A ABNT é responsável por produzir e atualizar normas técnicas brasileiras em diversas áreas, porquê engenharia, informática, meio envolvente, construção social, entre outras. Portanto, a ABNT desempenha um papel fundamental na garantia da qualidade e segurança de produtos e serviços em nosso país.

O que é sumário?

Muitos já devem ter se deparado com o termo sumário, seja em um livro ou trabalho acadêmico. Mas o que realmente significa? Em resumo, o sumário é uma espécie de planta do teor do texto que está por vir, sendo um elemento pré-textual obrigatório.

Nele, encontramos a enumeração dos capítulos, seções e outras partes da obra, acompanhados das páginas correspondentes. Essa instrumento é fundamental para a organização e compreensão do texto pelo leitor, além de ser um requisito importante para quem está produzindo um trabalho acadêmico de qualidade.

Porquê fazer um sumário no Word

Se você precisa produzir um sumário para o seu trabalho acadêmico, o Word pode ser um grande coligado para agilizar o processo.

O sigilo é utilizar a automação disponível na instrumento, que permite definir os títulos e subtítulos já com as formatações corretas de entendimento com as normas da ABNT.

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Para isso, basta acessar a opção “Estilo”, escolher entre “Título 1” ou “Título 2” e ajustar a formatação caso necessário. Repita o processo em todos os títulos e subtítulos do seu texto e em poucos passos você terá um sumário completo e profissional. Não perdida mais tempo formatando manualmente, automatize e ganhe prontidão em suas tarefas acadêmicas.

Veja onde está localizado o sumário na estrutura do trabalho acadêmico segundo as Normas ABNT. Principalmente porque o sumário é obrigatório para a estrutura do TCC na norma ABNT fazendo secção dos elementos pré-textuais, conforme você pode verificar inferior:

Sumário abnt
Estrutura do tcc para o sumário

Você já imaginou os livros acadêmicos se não tivesse um sumário, ficaria bastante difícil de encontrar o que estivesse procurando. Seria infinitamente multíplice, não é? Pela mesma razão, devemos dividir o TCC em capítulos e listá-los no sumário do trabalho.

Posição do sumário em um TCC

Mais você já se perguntou porquê inserir sumario no Word e em qual secção do trabalho deve permanecer? Pois é, por mais simples que pareça, essa é uma grande incerteza recorrente entre os alunos. Inferior você pode conferir em qual secção deve ir o Sumário.

sumário abnt
Posição correta do sumário

Existe uma opção no Word que pode facilitar a sua vida e muita gente também procura por “Porquê fazer sumario automático”. Será que é provável? E a resposta é sim o sumario automático no Word é uma opção do Microsoft Word que facilita a elaboração do sumário tendo uma opção de porquê inserir sumario automático.

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Está chegando o momento tão aguardado pelos estudantes universitários: a geração do TCC. Muitos sofrem com prazos apertados e falta de tempo, mas agora, com o treinamento mais avançado do mercado, é provável produzir um TCC completo em somente 3 dias.

Ao usar técnicas avançadas e perceptibilidade sintético, o processo de geração se torna muito mais fácil e rápido, permitindo que você faça uma pesquisa concisa e apresente um trabalho de qualidade.

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Formatação do Sumário segundo a ABNT

A formatação do sumário é um item importante para a apresentação do trabalho acadêmico segundo as normas da ABNT. De entendimento com a NBR 6027, o sumário deve ser apresentado de maneira clara e objetiva, com a identificação das seções do trabalho e a indicação das páginas em que se encontram.

Essa formatação deve ser seguida rigorosamente, visto que o sumário é o último elemento pré-textual que compõe o trabalho acadêmico e é responsável por orientar o leitor a encontrar as informações necessárias. Por isso, é forçoso atentar-se aos detalhes e seguir as especificações da ABNT.

1. Geração de estilos

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Gerar estilos apropriados pode ser uma tarefa desafiadora, mas também é forçoso para prometer um trabalho muito organizado e de fácil leitura.

Para principiar, é importante que você selecione os estilos de entendimento com as diferentes seções do seu trabalho, por exemplo, títulos, subtítulos, introdução, desenlace e referências bibliográficas.

Para tornar esse processo mais fácil, o Word oferece uma ampla variedade de opções de estilo. Depois de escolher o estilo visível para cada seção, você deve aplicá-lo a cada correspondente.

Essa lanço pode ser simples, basta terebrar a aba “PÁGINA INICIAL” do Word e selecionar a opção de estilo adequada.

Lembrando sempre que um trabalho muito organizado não é somente esteticamente deleitável, mas também ajuda o leitor a entender melhor o seu teor.

2. Formatação de estilos

Ao redigir um documento, a formatação adequada é forçoso para prometer a nitidez e organização das informações.

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Uma das ferramentas-chave para isso é a formatação de estilos. Ao clicar em “Modificar…”, você pode personalizar cada paisagem, desde o tipo e tamanho de manancial até o espaçamento entre linhas.

É importante impor esses estilos a todos os itens do sumário, e categorizá-los de maneira consistente, tornando o texto mais fácil de velejar.

Com Título 1 para o título principal, Título 2 para o subtítulo e Título 3 para as seções dentro dos subtítulos, você pode produzir uma jerarquia clara e concisa para seus leitores.

3. Atribuição de estilos

A atribuição de estilos é um processo simples, mas fundamental para prometer a organização e a apresentação visualmente deleitável do seu documento.

Essa é uma tarefa que exige atenção aos detalhes, mas que pode ser realizada rapidamente. Ao selecionar um item do sumário com o mouse, uma janela será oportunidade para que você escolha o estilo que deseja impor.

É importante que essa escolha seja feita cuidadosamente em todos os títulos, subtítulos e seções dentro dos subtítulos. Com isso, seu documento terá uma fisionomia mais profissional e atrativa.

4. Porquê inserir o sumário

Inserir um sumário é uma tarefa importante para deixar seu trabalho mais organizado e fácil de ser lido.

Para principiar, é preciso já ter aplicado estilos aos títulos, subtítulos e seções dentro dos subtítulos. Depois de ter feito isso, basta ir até a página onde deseja inserir o sumário e clicar na aba “REFERÊNCIAS”.

Lá, você encontrará a opção “Sumário”. Com somente alguns cliques, seu sumário estará pronto e deixará seu trabalho ainda mais profissional. Logo, mãos à obra e insira já um sumário em seu documento!

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5. Geração de sumário automático

Gerar um sumário pode ser uma tarefa tediosa e demorada, mas com a opção de “Sumário Automático” tudo se torna mais fácil e rápido. Ao selecionar essa opção, você terá uma geração automática do sumário com base nas seções e títulos que foram formatados com um estilo específico.

Isso significa que você não precisará mais perder horas criando manualmente o seu sumário, deixando mais tempo para outras atividades importantes. Se você quer otimizar o seu tempo na produção de documentos, o Sumário Automático pode ser a solução que você procurava.

6. Ajustes e atualizações do sumário

Um bom sumário é forçoso para qualquer trabalho acadêmico ou documento extenso. No entanto, muitas vezes o título do sumário vem com uma formatação padrão que pode não atender às suas necessidades.

Se você precisa convergir o título, modificar a cor ou colocar todas as letras em maiúscula, fique tranquilo, isso é provável. Vale lembrar que qualquer diferença no corpo do trabalho pode impactar na numeração das páginas e, por isso, é importante atualizar o sumário sempre que necessário.

Mas não se preocupe, atualizar o sumário é fácil e simples. Basta clicar no sumário e selecionar a opção “Atualizar Sumário”. Com essas dicas, seu sumário ficará perfeito e seu trabalho será ainda mais profissional!

7. Fontes permitidas

A escolha da manancial e do tamanho pode parecer alguma coisa simples, mas é forçoso para prometer a qualidade do trabalho. A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) indica que as fontes permitidas para trabalhos acadêmicos são Times New Roman ou Arial, com tamanho 12.

Essas fontes são amplamente utilizadas e garantem uma leitura fácil e deleitável. Ou por outra, seguir as normas da ABNT é imprescindível para evitar problemas com a carteira avaliadora e prometer uma avaliação justa e correta do teor apresentado. Portanto, mesmo que pareça alguma coisa comum, a escolha da manancial e do tamanho é um paisagem importante na elaboração de trabalhos acadêmicos.

8. Títulos e subtítulos

Ao redigir um texto, seja ele acadêmico, jornalístico ou publicitário, é forçoso saber porquê evidenciar os títulos e subtítulos de maneira clara e objetiva.

Utilizar a formatação em negrito é uma das formas mais comuns de enfatizar esses elementos, mas é importante lembrar que os títulos devem ser escritos com todas as letras em maiúsculas, enquanto os subtítulos e suas seções devem ter somente as iniciais em maiúsculo.

Essa diferenciação facilita a leitura e ajuda o leitor a entender a estrutura do texto de maneira mais clara. O uso correto dos títulos e subtítulos pode facilitar na organização do teor e na sua hierarquização, tornando o texto mais fácil de ser percebido.

9. Espaçamento entre linhas e paginação

O espaçamento entre linhas de um texto é um elemento importante que pode afetar diretamente na legibilidade e no visual final do documento.

É por isso que a recomendação de um espaçamento entre linhas de 1,5 é uma opção segura e deleitável para o leitor. E quanto à paginação, é forçoso que sejam incluídos os números das páginas, para que o leitor tenha controle do progresso do documento.

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Incluir o número da primeira página ou os números das páginas inicial e final, separados por um hífen, é uma prática generalidade e de fácil compreensão. Dessa forma, é provável prometer um documento mais organizado e fácil de ler.

10. Margens

As margens da página podem parecer um pormenor insignificante, mas elas possuem grande valia na formatação de um documento.

Além de garantirem uma fisionomia elegante e profissional ao texto, as margens também são responsáveis por facilitar a leitura e prometer espaço suficiente para que as informações não fiquem apertadas.

Seguindo a norma de três centímetros na margem superior e esquerda, e dois centímetros na subalterno e direita, é provável prometer que o texto terá um estabilidade visual e será confortável de ler. Portanto, não subestime o poder das margens!

Margens tcc
Margem abnt

11. Outras orientações

Um sumário muito estruturado é fundamental para qualquer trabalho acadêmico ou científico. A vocábulo “sumário” deve ser destacada com letras maiúsculas e centralizada para facilitar sua localização.

A listagem dos títulos deve ser alinhada à esquerda para prometer a organização e a nitidez das informações.

É importante lembrar que somente os títulos e subtítulos devem estar presentes no sumário e não devem incluir elementos pré-textuais porquê envoltório, folha de rosto, entre outros.

Para preencher o espaço entre os títulos, o uso de pontos é recomendado. Caso o trabalho conste de mais de um volume ou seja apresentado em diferentes idiomas, é preciso fornecer um sumário para cada um desses casos.

Por fim, um sumário completo e muito feito é um cartão de visitante para um trabalho de qualidade.

Sumário ABNT – pontos importantes.

Vale a pena evidenciar porquê deve ser organizado o sumário, segundo os itens 4.1 e 4.2 incluso na NBR 6034 você deve seguir os moldes inferior:

Sumário tcc
Classificação dentro do sumário

Além desses, existe mais algumas regras muito importante na hora de preparar o sumário, embora, os títulos de cada seção não seja implementado no sumário de forma única e exclusiva, ao longo do trabalho você deve se dar conta da forma correta de apresentação, para que quando for necessário incluir no sumário, o mesmo seja disposto de forma certa.

Veja porquê pode ser feito cada seção, lembrando que em seguida o numeral não se deve colocar o ponto, vejamos inferior:

Seções dentro do tcc
Seções de um tcc

As seções devem constar no sumário de entendimento com a forma gráfica apresentada no corpo do trabalho (Ex: Negrito, Caixa Subida, Sublinhada, Itálico e etc.).

Obs: As seções Referências, Apêndice e Anexo, não são numeradas.

Padrão de sumário ABNT

Se você está escrevendo um trabalho acadêmico, é forçoso seguir as normas da ABNT para um sumário muito organizado. A NBR 6027 apresenta as informações necessárias e as diretrizes de formatação para prometer que o seu sumário esteja correto.

O padrão de sumário fornecido pelo Toda Material é uma supimpa instrumento para ajudá-lo a seguir essas normas.

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É importante lembrar de formatar corretamente os títulos e subtítulos, usando letras maiúsculas e negrito, além de alinhar o texto corretamente. Com atenção aos detalhes e seguindo as recomendações da ABNT, você terá um sumário de qualidade em seu trabalho.

Exemplo de sumário

O sumário é uma das partes mais importantes de um trabalho acadêmico, pois é ele que organiza e indica a disposição de cada seção e subseção do texto. Seguindo as normas da ABNT, o sumário deve apresentar uma lista clara e organizada de todos os tópicos abordados no trabalho.

Para facilitar o entendimento, é indicado que o sumário acompanhe o mesmo estilo de manancial, tamanho e espaçamento utilizado no texto principal.

Com um exemplo de sumário pronto, fica mais fácil compreender porquê deve ser feita a disposição das informações e prometer que o seu trabalho esteja em conformidade com as normas determinadas pela associação.

Modelo de sumário abnt
Exemplo de sumário abnt

Porquê fazer um sumário no Word Online

O Word Online pode ser uma instrumento poderosa para ajudá-lo a organizar seus trabalhos acadêmicos ou projetos de negócios em um pacote limpo e organizado.

Porquê um dos recursos mais úteis e fáceis de usar, o sumário automático do Word Online ajuda a manter a estrutura e o fluxo claros e concisos.

A melhor secção é que, seguindo a lógica dos estilos de títulos, o processo é simples e intuitivo. Não importa se você está relatando resultados de pesquisa ou criando um projecto de marketing, o sumário automático pode ajudá-lo a impressionar seus colegas e supervisores com um documento muito organizado e pensado com zelo.

Logo, se você deseja produzir documentos de qualidade profissional, aprender porquê fazer um sumário no Word Online é uma habilidade forçoso que vale a pena dominar.

Sumário x índice: quais são as diferenças?

Apesar de muitas vezes serem utilizados porquê sinônimos, “sumário” e “índice” possuem diferenças claras na produção de uma publicação acadêmica.

O sumário se refere às principais divisões e seções do texto, apresentando sua ordem e ortografia. Já o índice é um elemento que apresenta, de forma detalhada e em ordem alfabética, os nomes de pessoas, geográficos, eventos, entre outros, com a indicação da localização no texto.

É importante que ambos sejam incluídos na estrutura de uma publicação acadêmica para facilitar a navegação do leitor e prometer uma leitura mais eficiente.

Porquê fazer um sumário no Google Docs

Você já ficou confuso quando precisou produzir um sumário para um trabalho no Google Docs? Não se preocupe, o processo é mais simples do que você imagina!

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Com uma caixa de edição intuitiva e fácil de usar, é provável utilizar diferentes níveis de títulos para produzir um sumário organizado e profissional.

Basta selecionar o texto que deseja incluir no sumário e definir o seu nível de valia. Em poucos minutos, você terá um sumário completo e muito estruturado.

Aproveite as facilidades do editor de texto do Google Docs e torne a geração de sumários uma tarefa simples e prática!

Sumário comentado: o que é?

O sumário comentado é uma instrumento muito importante para alunos de graduação ou pós-graduação. Ele serve porquê um indicador do desenvolvimento dos capítulos de um trabalho, não sendo exatamente a versão final do sumário.

Na prática, você vai indicar somente os capítulos, sem as páginas, e redigir um breve resumo do que será tratado naquela secção do trabalho.

Ou por outra, é generalidade incluir referências bibliográficas. O sumário comentado é comumente estimado em bancas de qualificação de mestrado e serve porquê uma forma de comitiva de projetos de pesquisa e trabalhos de desenlace de curso.

O trecho do meu texto não aparece no sumário, e agora?

Muitas vezes, ao redigir um texto em Word, nos deparamos com a situação em que um trecho importante não aparece no sumário. Isso pode ocorrer devido a uma falta de forma desse teor porquê título. Mas não se preocupe, pois há uma maneira simples de resolver esse problema.

Basta selecionar o texto desejado e atribuir a ele um estilo de título adequado, porquê Título 1 ou Título 2. Depois, é só atualizar o sumário e pronto!

Todos os trechos configurados porquê títulos serão exibidos nele. Essa técnica é mormente útil para quem está escrevendo um livro com capítulos, pois é provável impor diferentes estilos de título para cada secção da obra e produzir um índice sem muito esforço. Logo, se o seu trecho não aparece no sumário, siga essas simples instruções e resolva esse problema rapidamente.

Tutorial passo a passo de porquê fazer o sumário

O tutorial vai ensinar porquê preparar o Sumário ABNT usando o software Microsoft Word. Seguimos de entendimento com a norma 6027:2012 estabelecida pelas normas ABNT 2021.

Normas Gerais para o Sumário ABNT:

  • Alinhamento deve ser justificado;
  • Tamanho da manancial 12px;
  • Nascente: Times New Roman ou Arial;
  • Título em negrito e concentrado;
  • Espaçamento entrelinhas simples.
Sumário ABNT – Veja porquê fazer seguindo esse passo a passo que preparamos para você.

O sumário é a enumeração das divisões, seções, capítulos e outras partes do trabalho, seguindo a mesma ordem e ortografia em que a material nele se sucede. A construção do sumário é uma das últimas tarefas a serem feitas no trabalho.

Desenlace

Em desenlace, o presente sumário segue as diretrizes estabelecidas pelas normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) para a formatação de trabalhos acadêmicos.

O sumário, além de apresentar uma organização lógica e estruturada dos conteúdos abordados no trabalho, desempenha um papel fundamental na orientação do leitor, permitindo uma rápida identificação e chegada aos capítulos, seções e subseções presentes no documento.

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Ao seguir as normas da ABNT para a elaboração do sumário, garante-se a padronização e uniformidade dos trabalhos acadêmicos, facilitando sua compreensão e contribuindo para a disseminação do conhecimento científico.

Portanto, a adoção correta das normas ABNT no sumário é forçoso para a qualidade e rigor do trabalho acadêmico.

FAQ:

O que é um sumário exemplo?

Um sumário exemplo é uma demonstração prática de como organizar e estruturar um sumário em um documento, servindo como um modelo ou referência.

Como fazer um sumário?

Para fazer um sumário, é necessário identificar as principais seções, subseções e tópicos do documento e listar suas respectivas páginas, criando uma tabela de conteúdo que facilite a navegação e localização das informações.

O que falar no sumário?

No sumário, é importante mencionar os títulos dos capítulos, seções e subseções do trabalho, bem como suas respectivas páginas, fornecendo uma visão geral do conteúdo abordado no documento.

Como fazer um sumário de acordo com a ABNT?

Para elaborar um sumário de acordo com as normas da ABNT, é necessário seguir algumas diretrizes específicas, como utilizar a fonte e o tamanho de letra adequados, alinhar corretamente os títulos e números de página, e adotar uma hierarquia clara e consistente nos níveis de subdivisões.

Quais são os tipos de sumário?

Os tipos de sumário mais comuns são o sumário geral, que apresenta todos os capítulos e seções do documento, e o sumário por capítulos, que exibe apenas as seções e subseções dentro de cada capítulo, permitindo uma visualização mais detalhada do conteúdo.

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