Os artigos científicos formam a unidade de informação da revista científica. Por meio deles, as informações dos autores são transformadas em conhecimento científico que é de domínio público. Se distribuído adequadamente, o artigo pode ser lido, citado e utilizado pelos profissionais de saúde em seu trabalho diário.
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ToggleA divulgação justa é a divulgação em uma revista científica que utiliza o processo de revisão por pares.1 – p.238 O Conselho Editorial da revista Epidemiologia e Serviços de Saúde utiliza revisão por pares na avaliação dos artigos submetidos a ela para publicação, portanto, um meio adequado para publicar trabalhos científicos. Dessa forma, há uma alta probabilidade de atingir o público certo se o tema for adequado para publicação na revista.
Com isso, existem vários tipos de artigos científicos. O autor se limitará a cobrir os artigos originais (artigo científico ou artigo em inglês). São os que contêm o relato em primeira mão dos resultados de uma pesquisa.
O texto de um artigo científico original é normalmente dividido em quatro seções com os seguintes títulos:
- Introdução;
- Métodos (método, material e métodos ou metodologia);
- Resultados;
- Discussão.
Uma estrutura semelhante, denominada IMRD, prevalece no campo biomédico e em diversas áreas do conhecimento. Em um estudo analisando quatro das principais revistas de medicina clínica publicadas em inglês, Sollaci e Pereira relatam que a estrutura do IMRD foi usada na década de 1940. Chegou a 80,0 na década de 1970 e foi o único padrão adotado nos documentos originais na década de 1980.
Cada uma das subdivisões do artigo acadêmico tem suas características distintas, conforme detalhado abaixo.
Primeiramente, as informações que justificam a pesquisa são apresentadas juntamente com o objetivo do trabalho. Este material está limitado à seção introdutória do artigo.
Portanto, a seção de método detalha como o estudo foi delineado e a amostra selecionada, a forma de coleta de dados, a análise planejada para atingir o objetivo da pesquisa e quais aspectos éticos desempenharam um papel.
De seguida são apresentados os resultados do estudo com a respetiva avaliação estatística, se aplicável.
O relatório termina na parte de discussão com a interpretação e comentário sobre a significância dos resultados, a comparação com outros resultados de pesquisas sobre o tema e as conclusões dos autores, de acordo com o objetivo da pesquisa ou a hipótese formulada. Os fatos e argumentos são concatenados para orientar o leitor e fazê-lo compreender a conclusão do autor e poder analisar ele mesmo a validade e aplicabilidade da investigação.
Embora, conhecer a estrutura apresentada é o ingrediente básico para entender a lógica do artigo científico. A tabela abaixo contém algumas perguntas que podem ajudar o leitor a compreender o conteúdo das quatro seções e a relação entre elas.
Outros temas de comunicação científica serão discutidos em novos textos, que serão publicados nos próximos números desta revista e terão como base o livro Artigos Científicos. Dominar esses tópicos ajudará o leitor a apreciar melhor a arte e a técnica da comunicação acadêmica.
Na hora de preparar um trabalho científico abnt você pode estar utilizando as normas abnt para trabalho acadêmico, nesse caso você apenas usará a formatação abnt para a preparação do seu artigo científico, com isso é possível você ver as regrinhas da introdução abnt disponível em nosso portal com um artigo dedicado a este assunto.
Redação do artigo científico – aprenda como fazer nas normas abnt
Uma pesquisa não termina até que seus resultados sejam devidamente publicados. Das formas de divulgação disponíveis, o modelo de artigo científico original, ou simplesmente artigo original, é o mais eficiente.
O fato científico só se materializa com a publicação. Sem a devida publicação não há fato científico. Mas há a questão da concorrência para publicação. O número de artigos científicos submetidos aos editores supera o espaço disponível nos periódicos. Nesta competição, são escolhidos os melhores textos. Portanto, é importante produzir texto de alta qualidade.
A seguir, algumas perguntas frequentes sobre redação acadêmica apresentadas e comentadas para fundamentar conceitos e traçar estratégias que precisam ser aplicadas antes mesmo da redação do artigo.
Como escrever um bom texto?
As qualidades de um texto acadêmico incluem: clareza, para que o leitor entenda o que está lendo; Concisão, para não desperdiçar o tempo e o espaço da revista aos leitores; Precisão para não enganar o leitor. Outras qualidades muito apreciadas são a progressão lógica na apresentação dos fatos e argumentos para garantir a continuidade da leitura e a elegância para prender a atenção do leitor e até mesmo encantá-lo.
Uma forma de criar textos com as qualidades mencionadas é tê-los revisados várias vezes pelo autor. Outra medida que parece sensata é solicitar uma revisão adicional por outra pessoa responsável pela correção dos textos.
Qual a estrutura de um bom artigo?
Basta folhear números anteriores do periódico ao qual o texto será enviado para se ter noção das características que deve apresentar. A leitura das “instruções para autores” do periódico traz orientações específicas sobre o assunto.
O artigo científico original é geralmente organizado em quatro partes: introdução, método, resultados e discussão – a chamada estrutura IMRD. Portanto, orientação para a divisão do texto existe. Não se deve inventar formas desalinhadas do padrão IMRD que possam suscitar incompreensões ou equívocos. Aconselha-se seguir essa padronização já classicamente consolidada.
Por onde começar a redação de um artigo?
O autor raramente escreve letras no episódio do IMRD. Na maioria dos casos, a redação inicia-se após a análise dos dados.
A primeira ação é a compilação das tabelas e figuras, acompanhadas dos respectivos títulos e legendas. Em seguida, o texto correspondente é escrito. Assim que a primeira versão aceitável dos resultados estiver disponível, inicia-se a preparação da parte de métodos. A discussão e a introdução são então escritas nessa ordem.
Se há um projeto de pesquisa sobre o tema que está sendo realizado pelo autor, significa que houve trabalho de reflexão e pesquisa bibliográfica previamente. Este texto pode ser usado em preparação para as seções introdutórias e de métodos, ou adaptado. O trabalho é salvo.
O artigo é completado com as demais partes, as referências, o título, o resumo e as palavras-chave criadas mais recentemente. Embora algumas seções do artigo sejam escritas posteriormente, é útil ter anotações que possam ser usadas para facilitar a redação.
Como ser objetivo na redação do artigo?
O artigo científico original conta a história da investigação. Tal texto deve ser coerente, com início, meio e fim; e sem idas e vindas desnecessárias. Defina um objetivo claro para isso. Isso leva a Writing.
O objetivo do relatório ou inquérito aparecerá no final da introdução. Funciona como uma conclusão à introdução e determina o conteúdo e os limites das seções seguintes, método, resultados e discussão. Tudo lá tem que se encaixar no propósito. A pesquisa científica também pergunta sobre a posição do autor. Isso aparecerá no final do texto – e que essa conclusão seja coerente com o objetivo do artigo.
A ordem e apresentação correta dos tópicos é tão importante que alguns revisores de artigos acadêmicos têm razão em olhar no início de suas avaliações após o objetivo e a conclusão no texto. Se ambos concordarem, continue lendo. Caso contrário, desistem e consideram o texto impróprio para publicação. Portanto, tente escrever um objetivo claro para o artigo. Tenha-o sempre pronto ao escrever todo o texto.
Onde encontrar material para um artigo científico?
Existem muitos trabalhos acadêmicos de escrita e caligrafia no mercado. Vale a pena consultá-los. Sites com diretrizes para denúncias de investigações também estão disponíveis. Uma pequena lista de recursos online relevantes inclui o Vancouver Guidelines, o Consort Guide to Writing Clinical Studies e o Strobe Guide to Writing Observational Studies. Existem outras diretrizes para praticamente todos os tipos de artigo.
Concluindo, se o autor conhece suportes e ferramentas que facilitam a escrita, alguns dos quais são mencionados neste texto, ele terá a oportunidade de utilizá-los para tentar criar um texto de qualidade. Ou pelo menos estará mais bem equipado para praticar a arte e a técnica da comunicação acadêmica.