Junte-se a mais de 650k+ alunos satisfeitos. Seu TCC pronto com a melhor preparação.

|

Regras ABNT - Blog

Normas ABNT, Trabalhos acadêmicos, Artigos científicos, Cursos e muito mais...

Fichamento

Fichamento

Atualizado em 

 |

Escrito por:

O que é fichamento?

Primeiramente o fichamento é um método de estudo ou pesquisa pessoal destinado a capturar informações sobre livros, textos ou artigos. Os índices ajudam a entender o conteúdo e também são úteis para consultas posteriores.

Embora, as fichas mantêm geralmente os índices e contêm informações resumidas sobre a obra lida, como autoria, conteúdo e onde o material original pode ser encontrado. As inscrições também podem ser feitas em cadernos, blocos de anotações e arquivos digitais.

Utilizamos a inscrição para capturar e memorizar conteúdos. Ela é comumente utilizada em pesquisas acadêmicas como TCCs, dissertações de mestrado e doutorado.

Com isso, eles também são muito úteis na busca de conteúdos já aprendidos, pois contêm um resumo com todas as informações importantes sobre os textos e livros.

Além disso, o estudo pessoal, os professores também costumam usar os arquivos como ferramentas de avaliação em disciplinas universitárias.

Como fazer um fichamento?

Entretanto, a ficha é um método de estudo pessoal e não há regras específicas para sua construção, mas algumas orientações podem auxiliar na sua elaboração.

Escolha o formato

Primeiramente, antes de iniciar um arquivo, você precisa escolher um formato: folhas de papel, caderno, pasta, arquivo virtual ou aplicativos especiais para isso. Ao escolher um formato, considere suas preferências e necessidades. Cada opção tem seus prós e contras, leon apostas.

Por exemplo, se você escrever informações à mão, poderá se lembrar do conteúdo com mais facilidade, mas pode ser mais difícil encontrar as informações. Você acumula uma grande quantidade de fichas.

Defina seus objetivos

Depois de escolher o formato, defina os objetivos da sua inscrição. Você pode anotar apenas as principais ideias e conceitos dos textos, pode comentar brevemente suas percepções ou extrair trechos dos textos.

Você deve criar suas anotações tendo em mente seus objetivos de estudo. Se você estiver fazendo leitura exploratória sobre um tópico, poderá incluir apenas palavras-chave e ideias resumidas no arquivo.

No entanto, se você estiver procurando por argumentos de diferentes autores sobre tópicos específicos, pode ser mais interessante escrever abaixo trechos do livro Ou descreva-o com suas próprias palavras.

As referências do material

Primeiro, precisamos registrar a referência bibliográfica da obra utilizada no arquivo. Se você não anotar corretamente, poderá ter dificuldade em encontrar o texto novamente no futuro.

Contudo, se o arquivo é destinado para pesquisas acadêmicas, o ideal é anotar as referências seguindo as normas ABNT, conforme norma NBR 6023. Além disso, não se esqueça de anotar onde está o material original caso precise consultá-lo novamente.

Escreva as ideias

Após anotar as referências, leia o material e comece a anotar as informações no corpo. Lembre-se que o repositório é para você fazer consultas rápidas de conteúdo. Quanto mais organizadas e resumidas as informações, mais eficiente será o arquivamento.

Modelo de fichamento

Não existe um modelo de arquivo único, o leitor pode usar sua criatividade para criar a estrutura que melhor se adapte às suas necessidades e objetivos.

Uma das estruturas possíveis são as tradicionais folhas pautadas, onde as referências geralmente estão no cabeçalho para ser colocado e o local de trabalho na última linha. As ideias e trechos do texto lido são escritos no meio da folha.

Fichamento
Modelo de Fichamento

Tipos de fichamento

Geralmente dividimos os registros em três tipos diferentes: bibliográficos, de conteúdo e de citação. Entender:

  • Fichamento de conteúdo ou texto: É um resumo das ideias principais do texto.
  • Fichamento bibliográfico: Semelhante a uma recensão, traz as ideias principais do texto em relação às percepções e interpretações do leitor.
  • Fichamento de citações : É a transcrição literal de Trechos dos textos escritos entre aspas.

Veja abaixo um exemplo de formulário preenchido. Neste caso, temos um arquivo de citação:

Como fazer um fichamento
Exemplo de fichamento

Dicas para fazer um fichamento

Para facilitar a organização, é possível criar padrões para capturar informações, como o uso de cores, símbolos e palavras-chave que ajudam a estruturar as ideias;

O documento original e evitar problemas de plágio;

Ademais, você pode anotar em seu arquivo as referências a outros materiais que tratam do mesmo tema, por exemplo. Vídeos, podcasts e outros textos.

Search

Junte-se aos mais
de 650k+ alunos satisfeitos.

Assine nosso NewsLetter para receber conteúdo em primeira mão sobre as Normas ABNT – direto na sua caixa de entrada.

Veja mais:

Margens ABNT – Porquê formatar as margens da ABNT?

Neste artigo, abordaremos as diretrizes da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) para a formatação …

Google Acadêmico – O que é e porquê usar a plataforma?

Primeiramente saber o que é e como pesquisar no Google Acadêmico pode ser muito importante …

9 dicas de como apresentar o TCC

Defender o TCC ou apresentar trabalhos acadêmicos representa o encerramento de um ciclo. É hora …

Lombada: O que é e porquê fazer pelas normas ABNT

Quando se trata de apresentar trabalhos acadêmicos de convénio com as normas da ABNT (Associação …

Cronograma do TCC

Primeiramente, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é um projeto final obrigatório em muitos …

Métodos comparativos em trabalhos acadêmicos

Os métodos comparativos são uma técnica amplamente utilizada em trabalhos acadêmicos e científicos para comparar …