Junte-se a mais de 650k+ alunos satisfeitos. Seu TCC pronto com a melhor preparação.

|

Regras ABNT - Blog

Normas ABNT, Trabalhos acadêmicos, Artigos científicos, Cursos e muito mais...

Redação TCC

Como seguir as normas ABNT na redação de um TCC

Atualizado em 

 |

Escrito por:

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é o principal órgão responsável por estabelecer as normas técnicas utilizadas no Brasil.

Você deve seguir uma série de normas da ABNT para a redação de trabalhos acadêmicos, como o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), para garantir a qualidade e correção do trabalho.

Além disso, se você está prestes a iniciar a redação do seu TCC, é importante que conheça e siga as normas ABNT para que seu trabalho seja aceito e avaliado de forma positiva.

Neste artigo, vamos apresentar as principais normas ABNT que você deve seguir na redação de um TCC.

Capa e folha de rosto

Com isso, você deve elaborar a capa e a folha de rosto de acordo com as normas ABNT, pois são os elementos de identificação do seu trabalho. Na capa, devem constar o título completo do trabalho, o nome dos autores, o curso, a instituição de ensino e a data de entrega. Já na folha de rosto, devem aparecer o título, os autores e o nome da instituição de ensino, além do resumo do trabalho e das palavras-chave.

Sumário

Ademais, o sumário é um elemento importante do trabalho, pois permite ao leitor ter uma visão geral do conteúdo e da estrutura do trabalho. Nele, devem constar todos os títulos e sub-títulos do trabalho, numerados de acordo com a estrutura do trabalho.

Estrutura do trabalho

A estrutura do trabalho é um dos elementos mais importantes de um TCC e você deve seguir à risca. De acordo com as normas ABNT, a estrutura do trabalho deve incluir:

  • Capa e folha de rosto;
  • Sumário;
  • Lista de ilustrações, tabelas e gráficos;
  • Lista de siglas e abreviaturas;
  • Lista de símbolos;
  • Introdução;
  • Desenvolvimento;
  • Conclusão;
  • Referências bibliográficas;
  • Anexos (opcional).

Citações e referências bibliográficas

Ademais, as citações e as referências bibliográficas são fundamentais em um TCC e devem ser feitas de acordo com as normas ABNT. As citações são as menções ao trabalho de outros autores e devem ser feitas de forma clara e precisa, com a indicação da fonte e do número da página.

A lista de todas as fontes utilizadas no trabalho são as referências bibliográficas e devem ser apresentadas no final do trabalho, em ordem alfabética.

As normas ABNT estabelecem diversos tipos de citações e referências, como citações diretas, indiretas, citações de citações, entre outras. É importante que você conheça e siga essas normas para evitar erros e garantir a qualidade do seu trabalho.

Formatação

Além disso, a formatação do trabalho também é um aspecto importante e deve ser feita de acordo com as normas ABNT. Alguns dos elementos que devem ser observados na formatação do trabalho são:

  • Papel: o trabalho deve ser escrito em papel branco, tamanho A4, com margens de 2,5 cm na parte superior, inferior, direita e esquerda;
  • Fonte: a fonte deve ser de tamanho 12, em Times New Roman ou Arial;
  • Espaçamento: o trabalho deve ter espaçamento 1,5 entre as linhas;
  • Parágrafos: os parágrafos devem ter recuo de 1,25 cm da margem esquerda e devem ser separados por um espaço simples entre eles;
  • Títulos: os títulos devem ser escritos em negrito e devem ser separados do texto por um espaço simples acima e abaixo;
  • Ilustrações: as ilustrações, como tabelas, gráficos, fotos e desenhos, devem ser numeradas e legendadas e devem aparecer o mais próximo possível do texto a que se referem.

Entretanto, você deve seguir algumas das principais normas ABNT na redação de um TCC. É importante que você conheça e siga essas normas para garantir a qualidade e a correção do seu trabalho e obter sucesso na sua conclusão de curso.

Em resumo, o seguimento das normas ABNT na redação de um TCC é fundamental para garantir a qualidade e a correção do trabalho. Você deve seguir uma série de normas da ABNT na elaboração da capa e folha de rosto, sumário, estrutura do trabalho, citações e referências bibliográficas e formatação.

É importante que você conheça e siga essas normas para obter sucesso na sua conclusão de curso e garantir que seu trabalho seja aceito e avaliado de forma positiva.

Search

Junte-se aos mais
de 650k+ alunos satisfeitos.

Assine nosso NewsLetter para receber conteúdo em primeira mão sobre as Normas ABNT – direto na sua caixa de entrada.

Veja mais:

Conhecimento científico em 2024

Vivemos em uma era onde o conhecimento é a chave para o progresso. No entanto, …

Errata ABNT – O que é e uma vez que fazer?

Muitos estudantes já passaram pela situação de encontrar erros em seus trabalhos acadêmicos, uma vez …

Sinônimos em trabalhos acadêmicos

A utilização de sinônimos em trabalhos acadêmicos é fundamental para ampliar o vocabulário utilizado e …

O que é o Q-Acadêmico? Uma vez que utilizar o q-acadêmico?

O Q-Acadêmico é uma plataforma do dedo desenvolvida para facilitar a gestão acadêmica em instituições …

Ensino inclusiva: valia, princípios e desafios

A ensino inclusiva é um tema de grande valia e relevância nos dias de hoje. …

Comprar TCC – Saiba quais os problemas de comprar um TCC

Você pode não saber, mas é ilegal comprar TCC pronto ou pagar para alguém fazer. …