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Normatização para trabalhos acadêmicos

Tipos de normatização para trabalhos acadêmicos

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Norma ABNT

Na maioria das vezes, as pessoas tendem a pensar na ABNT apenas como um conjunto de regras utilizadas em escritos acadêmicos como lombada, capa, índice, glossário e muitos outros, mas a sigla se refere apenas ao departamento regulamentado pela agência, não à própria agência.

Conforme mencionado acima, a ABNT corresponde à Associação Brasileira de Normas Técnicas, e sua principal função é padronizar a tecnologia no Brasil, promovendo assim o desenvolvimento da tecnologia e da pesquisa acadêmica, fornecendo padrões para todos os trabalhos.

Norma ABNT
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Além disso, a ABNT estabelece certas regras não apenas para a padronização dentro do território nacional, mas também para a identificação de trabalhos técnicos, científicos e acadêmicos. A associação foi criada em 1940 e não tem fins lucrativos.

A ABNT é uma entidade denominada “Membro Fundador” da International Organization for Standardization (ISO), que unifica as normas técnicas propostas ao redor do mundo em todas as instituições, permitindo o estudo de alternativas para que sejam semelhantes em todas as áreas.

O que significa APA?

Os padrões das normas APA incluem padrões de formatação para trabalhos acadêmicos e, mais especificamente, para artigos de periódicos. Esses padrões apareceram no Manual de Estilo da American Psychological Association (APA) de 1929.

Desde então, a referência APA foi republicado várias vezes com o objetivo de adequá-lo às novas demandas da pesquisa científica. Em outubro de 2020, a APA lançou a 7ª edição do APA Style Manual, que substitui a atualização mais recente do padrão de 2009.

Portanto, a versão 7 é a versão mais recente das normas da apa 2019. O novo padrão está em linha com os mais recentes requisitos da academia. É por isso que a nova edição se concentra particularmente em citar fontes online e encontrar uma linguagem mais inclusiva.

O foco da padronização da normas APA 2021 está apenas em citações apa, referências apa, figuras e tabelas. Portanto, é comum que os trabalhos misturem os dois formatos: por um lado, seguem a estrutura do trabalho na norma ABNT, mas também utilizam o formato para citações e referências bibliográficas na fomatação APA.

Método Harvard

O método de Harvard é conceituado um dos mais prestigiados do mundo. Algumas características do sistema são tão convincentes que foram incluídas pela ABNT, como a anotação do autor e ano de publicação entre parênteses após as citações no texto.

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No sistema de Harvard, assim como na ABNT, as referências às fontes, ou mesmo indiretas à pesquisa de terceiros, devem ser seguidas de uma transcrição textual do trabalho no trabalho.

As obras citadas no corpo do trabalho obrigatoriamente devem estar presentes na lista bibliográfica.

A analogia que podemos fazer entre Harvard e ABNT é a bibliografia. O sistema de Harvard prefere organizar os trabalhos por ano de publicação em vez de ordem alfabética.

Norma Chicago

A norma Chicago foi criada para facilitar a classificação e organização de documentos. Publicado em 1903, o manual trata principalmente da organização das notas de rodapé, pontuação e ordem do conteúdo.

O sistema Chicago distingue as humanidades (história, arte, musicologia, etc.) das ciências naturais e sociais. No primeiro grupo, aceite a indicação de rodapé. Em segundo lugar, recomenda-se o sistema de data do autor, com citações diretas e indiretas.

O sistema Chicago, também conhecido pela sigla CMS, passou por diversas atualizações ao longo de sua história. A versão mais recente, a versão 16, inclui diretrizes para formatação de versões eletrônicas de obras.

Chicago Turabian

Criado na década de 1930, o sistema é uma variação do padrão Chicago. É amplamente utilizado para organizar informações para trabalhos de mestrado e doutorado, principalmente na área de humanas.

Norma MLA

Os padrões MLA (Modern Language Association), utilizados principalmente por pesquisadores da área de humanidades, são um dos mais completos. Seu objetivo é mais do que apenas organizar o texto, pois faz recomendações sobre o tipo de fonte, pontuação, uso de links, formatação de parágrafos e qualidade do papel.

Como sistema detalhado, o MLA é mais completo que o estilo Chicago e é amplamente aceito em outros países, principalmente nas universidades americanas.

Qualquer pessoa que pretenda seguir uma carreira acadêmica e deseja receber uma bolsa de estudos no exterior deve entender completamente o sistema MLA. A padronização tem um site oficial com sugestões para todas as atualizações. No entanto, você deve pagar para acessar o conteúdo.

Norma Vancouver

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O Estilo Vancouver, também conhecido como Uniform Requirements ou URM, é um padrão usado especialmente por pesquisadores das ciências biológicas e da saúde.

Existe na base de dados Pudmed como uma padronização das principais revistas científicas internacionais. O Sistema Vancouver faz recomendações para publicação de artigos científicos e uso de citações.

Por exemplo, ao citar outro autor no texto principal, os pesquisadores precisam utilizar algarismos arábicos para organizar a citação sem inserir o sobrenome do autor consultado. Outra diferença importante é que et al não aparece no texto, mas na lista de referências.

Norma ACM

O trabalho em programação, engenharia de software, computação aplicada e tecnologia da informação segue o estilo ACM estabelecido pela Association for Computing Machinery.

A principal característica desse sistema é o uso de citações mistas, que combinam datas e números de autores.

Norma IEEE

O estilo IEEE é desenvolvido pelo Institute of Electrical and Electronics Engineers para a elaboração da bibliografia detalhada. Este é um modelo de citação digital aplicado especialmente nas áreas de eletrônica, tecnologia, computação, energia sustentável, Comunicação, robótica, engenharia e tecnologia, mesmo na saúde.

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Os tipos de padronização acadêmica mencionados acima são os principais. No entanto, existem muitos outros sistemas que podem exigir que a pesquisa seja publicada em periódicos e no exterior. Verifique com a instituição ou revista na qual você irá publicar o artigo.

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