Junte-se a mais de 650k+ alunos satisfeitos. Seu TCC pronto com a melhor preparação.

|

Regras ABNT - Blog

Normas ABNT, Trabalhos acadêmicos, Artigos científicos, Cursos e muito mais...

lombada abnt

Lombada: O que é e porquê fazer pelas normas ABNT

Atualizado em 

 |

Escrito por:

Quando se trata de apresentar trabalhos acadêmicos de convénio com as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), a lombada é um elemento precípuo a ser considerado.

Neste cláusula, vamos explorar o que é a lombada, qual a sua função, os tipos existentes e porquê produzi-la de convénio com as normas da ABNT.

Índice

  1. O que é ABNT?
  2. A divisão do Trabalho Acadêmico
  3. Observações preliminares
  4. O que é a Lombada e como fazer?
  5. Qual é a função da lombada?
  6. Quais são os tipos de lombada?
  7. Qual é a norma ABNT para lombada ABNT?
  8. Como fazer o TCC em apenas 3 DIAS!
  9. Elementos da lombada
  10. Regras gerais de apresentação
  11. Título de lombada horizontal
  12. Título de lombada descendente
  13. Outros elementos
  14. Título de margem de capa
  15. Estrutura da lombada
  16. Modelo de lombada
  17. Itens que devem compor a Lombada
  18. Outros modelos de lombada
  19. Conclusão

O que é ABNT?

Antes de nos aprofundarmos na lombada, é importante entendermos o que é a ABNT. A Associação Brasileira de Normas Técnicas é responsável por estabelecer as diretrizes e padrões a serem seguidos em diversos setores, incluindo a produção e apresentação de trabalhos acadêmicos.

A partilha do Trabalho Acadêmico

Um trabalho acadêmico é dividido em diversas partes, porquê envoltório, folha de rosto, sumário, referências bibliográficas, entre outras. A lombada está relacionada à estrutura física do trabalho, sendo um elemento que facilita a identificação e organização dos documentos.

Observações preliminares

Antes de detalharmos o que é a lombada e porquê fazê-la corretamente, é importante ressaltar algumas observações preliminares. A lombada deve ser aplicada unicamente em trabalhos que possuam mais de 100 folhas e tenham envoltório dura.

Outrossim, é necessário utilizar uma régua graduada em centímetros para a mensuração dos elementos da lombada.

O que é a Lombada e porquê fazer?

A lombada é a segmento da envoltório que fica na junção da margem do dorso com a envoltório propriamente dita. Ela contém informações importantes, porquê o título do trabalho, nome do responsável e ano de publicação. A lombada deve ser visível quando o trabalho estiver em uma prateleira.

Para fazer a lombada corretamente, é necessário seguir as normas estabelecidas pela ABNT. Essas normas definem a estrutura da lombada, os elementos que devem ser incluídos e a forma porquê devem ser apresentados.

Qual é a função da lombada?

A lombada possui duas funções principais. A primeira é facilitar a identificação do trabalho quando nascente estiver arquivado em uma livraria ou estante.

A segunda função é proporcionar um aprimoramento estético e profissional ao trabalho, conferindo-lhe uma apresentação adequada e padronizada.

Modelo de lombada
Exemplos de lombada

Quais são os tipos de lombada?

Existem diferentes tipos de lombada que podem ser utilizados, dependendo das características do trabalho. Alguns dos tipos mais comuns são:

  1. Lombada quadrada: É o tipo mais tradicional de lombada, caracterizada por ter uma superfície reta e angular.
  2. Lombada redonda: Nesse tipo, a lombada apresenta um formato arredondado, conferindo ao trabalho um vista mais suave.
  3. Lombada inclinada: Também conhecida porquê lombada ascendente ou progénito, esse tipo possui uma inclinação em relação à superfície do trabalho.

Qual é a norma ABNT para lombada ABNT?

A norma ABNT NBR 12225:2021 estabelece as diretrizes para a produção da lombada em trabalhos acadêmicos. Essa norma define os elementos que devem ser incluídos na lombada, muito porquê suas dimensões e formas de apresentação.

Porquê fazer o TCC em unicamente 3 DIAS!

Ortografar um Trabalho de Desfecho de Curso (TCC) é um processo que normalmente demanda tempo e dedicação. No entanto, para aqueles que estão com prazos apertados, existem técnicas avançadas e ferramentas disponíveis que podem ajudar a concluir o TCC em um prazo mais limitado.

Com o auxílio da perceptibilidade sintético e estratégias eficientes de pesquisa e organização, é provável otimizar o tempo e obter resultados satisfatórios em unicamente 3 dias.

Vamos explorar essas técnicas e fornecer dicas práticas para ajudá-lo a realizar seu TCC de forma rápida e eficiente. Veja inferior:

TCC Pronto
TCC em unicamente 3 DIAS

Elementos da lombada

A lombada deve moderar alguns elementos obrigatórios, porquê o título do trabalho, nome do responsável e ano de publicação. Outrossim, é recomendável incluir o nome da instituição e o curso ao qual o trabalho está vinculado.

Regras gerais de apresentação

Ao fazer a lombada, é importante seguir algumas regras gerais de apresentação. O título do trabalho deve estar na posição nivelado, com letras maiúsculas e minúsculas.

O nome do responsável deve estar na posição progénito, com unicamente as letras iniciais em maiúsculo. Já o ano de publicação deve ser posto na posição nivelado, com algarismos arábicos.

Título de lombada nivelado

O título de lombada nivelado deve ser posto na posição nivelado, com letras maiúsculas e minúsculas. Ele deve ser concentrado na lombada e estar desempenado com o título da envoltório.

Título de lombada progénito

O título de lombada progénito deve ser posto na posição progénito, com unicamente as letras iniciais em maiúsculo. Ele também deve estar concentrado na lombada e desempenado com o título da envoltório.

Outros elementos

Além do título, do nome do responsável e do ano de publicação, é provável incluir outros elementos na lombada, porquê o nome da instituição e o curso ao qual o trabalho está vinculado.

Esses elementos adicionais podem ser inseridos de convénio com as necessidades e diretrizes da instituição ou orientador.

Título de margem de envoltório

O título de margem de capa é impresso longitudinalmente e legível do cimalha para o pé, ao lado da lombada, em itens cujas lombadas não comportam inscrições.

Lombada título de capa
Lombada título de margem de envoltório

Estrutura da lombada

A estrutura da lombada deve seguir as orientações estabelecidas pela ABNT. É importante respeitar as dimensões especificadas e prometer que todos os elementos estejam devidamente posicionados.

Estrutura da lombada
Estrutura lombada segundo ABNT

Padrão de lombada

Cá apresentamos um exemplo visual de porquê uma lombada de convénio com as normas da ABNT pode ser estruturada:

O padrão de Lombada é da seguinte forma:

Lombada de tcc
lombada abnt

Itens que devem criar a Lombada

  • Nome(s) do(s) responsável(es);
  • Título;
  • Ano.

Obs: Você deve consultar a coordenação de seu curso para a preparação da Lombada de convénio com as normas da livraria de sua instituição, onde será colado a etiqueta de localização.

Embora não seja um item obrigatório conforme a norma da ABNT, algumas instituições de ensino pode torná-las obrigatórias na hora da entrega.

Outros modelos de lombada

Além do padrão mencionado supra, existem outros modelos de lombada que podem ser utilizados de convénio com as necessidades e especificidades do trabalho.

É importante consultar as orientações da instituição ou do orientador para prescrever qual padrão deve ser adotado.

Com a evolução do dedo muito mudou sobre nascente matéria, algumas instituições tem adotado o meio do dedo utilizando mídias digitais para manter os trabalhos.

lombada abnt em mídia
lombada em mídia

Embora pareça super desatualizado, a era dos DVD’s e CD’s ainda é utilizada para deixar registrado o trabalho de desfecho.

Entretanto, as instituições vêm se adaptando ao carregamento nas nuvens deixando ainda mais prático o entrada e armazenamento de trabalhos acadêmicos.

Desfecho

A lombada é um elemento precípuo para a identificação e organização de trabalhos acadêmicos. Seguir as normas estabelecidas pela ABNT na produção da lombada garante que o trabalho tenha uma apresentação adequada e profissional. Ao seguir as diretrizes mencionadas neste cláusula, você estará capaz a produzir uma lombada de convénio com as normas da ABNT.

FAQ:

O que é lombada de acordo com a ABNT?

A lombada, de acordo com a ABNT, é a parte da capa de um trabalho acadêmico que contém informações como o título do trabalho, nome do autor e ano de publicação. Ela facilita a identificação e organização do trabalho quando este está arquivado em uma biblioteca ou estante.

Qual o padrão de lombada?

O padrão de lombada varia de acordo com as normas estabelecidas pela ABNT. A lombada deve conter elementos obrigatórios, como o título do trabalho, nome do autor e ano de publicação, e seguir as dimensões e formas de apresentação especificadas.

Qual a altura correta de uma lombada?

A altura correta da lombada varia de acordo com o número de folhas do trabalho acadêmico. A ABNT estabelece que a altura mínima da lombada deve ser de 5 mm para trabalhos com até 100 folhas, e para cada grupo adicional de 25 folhas, deve-se adicionar 2 mm à altura da lombada.

Quais são os tipos de lombada?

Existem diferentes tipos de lombada, como a lombada quadrada, lombada redonda e lombada inclinada. A escolha do tipo de lombada depende das características do trabalho e da preferência do autor.

Qual é a função da lombada?

A função da lombada é facilitar a identificação do trabalho quando este está arquivado em uma biblioteca ou estante. Além disso, ela confere um acabamento estético e profissional ao trabalho, garantindo uma apresentação adequada e padronizada.

Search

Junte-se aos mais
de 650k+ alunos satisfeitos.

Assine nosso NewsLetter para receber conteúdo em primeira mão sobre as Normas ABNT – direto na sua caixa de entrada.

Veja mais:

Relato de caso – Como fazer um relato de caso

O relato de caso é um dos trabalhos acadêmicos da área da saúde mais utilizados …

O que é plágio acadêmico?

Ao escrever um artigo científico, é normal usar ideias de outros autores para o design …

Tipos de pesquisa

Existem diferentes tipos de pesquisa que são aplicados dependendo do objetivo e da abordagem que …

Introdução – Você sabe uma vez que fazer uma introdução de trabalho?

Uma introdução é uma secção importante de qualquer trabalho escrito, seja um experimento, uma redação, …

Conclusão abnt – Aprenda fazer a peroração abnt com exemplos

A conclusão deve ser a melhor parte, pois todo trabalho já foi desenvolvido dentro das …

5 Experimentos científicos fáceis de fazer

Normalmente quando ouvimos falar de experimentos científicos imaginamos procedimentos complicados e feitos em laboratório. Mas, …