Junte-se a mais de 650k+ alunos satisfeitos. Seu TCC pronto com a melhor preparação.

|

Regras ABNT - Blog

Normas ABNT, Trabalhos acadêmicos, Artigos científicos, Cursos e muito mais...

Estudo de caso

Estudo de caso – Como fazer um estudo de caso?

Atualizado em 

 |

Escrito por:

O que é um estudo de caso

O estudo de caso é uma estratégia de pesquisa científica que analisa um fenômeno atual em seu contexto do mundo real e as variáveis ​​que o influenciam. É uma investigação intensiva e sistemática de uma instituição, comunidade ou pessoa que possibilita o estudo de fenômenos complexos.

Também chamada de estudo de caso, esta estratégia de pesquisa é utilizada principalmente nas ciências humanas e da saúde. Os estudos de caso podem ser descritos na forma de artigos, monografias, dissertações de mestrado e teses de doutorado.

O objetivo de um estudo de caso é obter conhecimento sobre um fenômeno. Esse conhecimento pode ser utilizado como referencial teórico para compreender situações semelhantes. Para isso, é feita uma análise geral, mas é sempre necessário levar em consideração as especificidades de cada caso.

É comum que os resultados obtidos em estudos de caso sejam cruzados com teorias e dados obtidos por meio de outros métodos para fortalecer seus argumentos e dar credibilidade ao trabalho científico.

Para entender na prática o que é um estudo de caso, observe os seguintes exemplos fictícios:

Estudo de caso em pesquisa acadêmica

Evasão escolar: Considere o caso de uma escola municipal que apresenta altas taxas de evasão, ou seja, um alto número de alunos abandonam a escola.

Consciente dessa situação, um grupo de pesquisadores decide realizar um estudo de caso nessa escola compreender os motivos que levam os alunos a abandonarem as aulas.

Para a realização do estudo, os pesquisadores realizaram entrevistas com pais, professores e com os próprios alunos. Além das entrevistas, eles usaram outras pesquisas científicas que também tratam da questão do abandono escolar. os pais ficaram sem emprego. Para sustentar a família, vários alunos abandonaram a escola para trabalhar, o que fez com que as taxas de evasão aumentassem.

Este estudo de caso conseguiu identificar os motivos que levaram os alunos a abandonarem a escola. Com essas informações, prefeitura, escola e comunidade podem propor soluções para o problema.

A partir de uma análise generalizada do estudo de caso, pode-se concluir que o desemprego dos pais e a responsabilidade pela renda dos filhos é um fator que pode levar ao abandono escolar.

Acidentes de trânsito: Imagine uma pequena cidade que fica em uma rua. Os índices de acidentes de trânsito na cidade eram muito baixos, mas agora acontecem com mais frequência.

Estudantes de uma universidade da cidade decidem investigar os motivos do aumento do número de acidentes e começam a coletar informações para realizar um estudo de caso.

Eles coletam informações das autoridades de trânsito para mapear onde ocorreram os acidentes e quais veículos foram envolvidos.

Determinar por meio da coleta de dados que uma estrada perto da cidade está fechada e muitos veículos fazem desvios dentro da cidade.

Como a cidade é mal sinalizada, os motoristas que entram na cidade ficam confusos com cruzamentos e estradas prioritárias, levando a acidentes.

Com base neste estudo de caso, A Prefeitura pode minimizar esses acidentes investindo em sinalização, pintura de pisos e instalação de semáforos.

Estudo de casos em negócios

Considere o exemplo de uma empresa que vende barras de chocolate. Essa empresa tinha uma grande participação no mercado, mas perde vendas quando surgem outros concorrentes.

Diante desse problema, a equipe de marketing da empresa se reúne para pensar em estratégias para aumentar as vendas. Um dos funcionários sugere que se a empresa direcionar os chocolates para as crianças e a ideia for abraçada pela equipe, a empresa pode se diferenciar.

A empresa redesenha a embalagem do chocolate com tema animal e insere adesivos colecionáveis ​​dentro embalagem de animais. A nova oferta da empresa torna-se um sucesso e as vendas da empresa voltam a crescer.

Este é um exemplo de experiência que pode ser usado como estudo de caso ou caso de sucesso. Em cursos de negócios e gestão, é comum usar esses estudos de caso para discussão e exercícios práticos.

Como fazer um estudo de caso?

A maneira como um estudo de caso é criado varia dependendo do assunto do estudo. O estudo de caso parte de uma situação-problema que se deseja compreender e para a qual o pesquisador precisa reunir informações sobre o contexto e as variáveis.

Em geral, a questão subjacente a um estudo de caso é: como (ou por que ) um determinado fenômeno ocorre?

O estudo de caso é uma boa estratégia quando o fenômeno e o contexto estão fortemente ligados. Também é necessário que haja uma reflexão prévia e um bom embasamento teórico para estabelecer como a pesquisa será realizada.

Os métodos e ferramentas utilizados para coletar e analisar os dados diferem caso a caso e devem ser selecionados de acordo com os objetivos da pesquisa e possibilidades metodológicas.

A coleta de dados pode ser feita por meio de pesquisa bibliográfica e documental, pesquisa de campo, observação, entrevistas, questionários, grupos focais ou qualquer outro método pertinente à análise.

De posse das informações, o pesquisador realiza as análises e, a partir delas, tira conclusões e soluções para o problema.

Basicamente, um estudo de caso pode ser dividido nas seguintes etapas:

  1. Identificação de um problema de pesquisa;
  2. Coleta de dados;
  3. Análise de contexto (variáveis);
  4. Soluções/conclusões para o problema (fazer análise generalizada, se possível).
O que é um case no mundo dos negócios?

Os estudos de caso também são usados ​​no mundo dos negócios, onde geralmente são chamados de casos ou histórias de sucesso. Esses casos são relatos de práticas bem-sucedidas de empresas, com o objetivo de fornecer inspiração e fonte de conhecimento para os profissionais aprenderem como outras empresas superaram obstáculos e obtiveram sucesso em suas experiências.

Casos de sucesso vêm em uma ampla variedade de como Marketing, Finanças, Vendas e Recursos Humanos. Eles também servem como uma estratégia promocional para a própria empresa.

Search

Junte-se aos mais
de 650k+ alunos satisfeitos.

Assine nosso NewsLetter para receber conteúdo em primeira mão sobre as Normas ABNT – direto na sua caixa de entrada.

Veja mais:

Metodologia de pesquisa

Em geral, a metodologia de pesquisa é o caminho que o trabalho segue para atingir …

Conheça a extensão QLattes

Primeiramente, o Qlattes é uma extensão de navegador gratuita que permite aos usuários traduzir páginas …

Estudo de caso – Como fazer um estudo de caso?

O que é um estudo de caso O estudo de caso é uma estratégia de …

Guia de formatação de trabalho acadêmico

As normas ABNT são um conjunto de regras que estabelecem formatações específicas para trabalhos acadêmicos. …

Tese de doutorado

A palavra tese vem do grego thesis, que significa proposição. Principalmente no sentido de uma …

TCC – O que é e como fazer passo a passo 

Um TCC é um trabalho de conclusão de curso que deve ser elaborado por alunos …