Junte-se a mais de 650k+ alunos satisfeitos. Seu TCC pronto com a melhor preparação.

|

Regras ABNT - Blog

Normas ABNT, Trabalhos acadêmicos, Artigos científicos, Cursos e muito mais...

Oratória

Oratória para TCC – 11 erros mais cometidos na apresentação do TCC

Atualizado em 

 |

Escrito por:

Um dos maiores pesadelos dos alunos é errar na hora de apresentar a tese. A fase de apresentação do trabalho é tão importante quanto a preparação da matéria escrita, por isso é importante se preparar para vencer o nervosismo e conseguir uma boa nota.

A banca TCC avalia vários pontos na prova oral da apresentação da pesquisa científica, como domínio do conteúdo, capacidade de raciocínio e organização da informação apresentada. Para pontuar bem nessas habilidades, o aluno deve desenvolver sua capacidade de falar em público.

Não cometa esses erros em sua oratória do TCC

1 – Não cumprimentar a banca e a plateia

Cumprimentar a bancada e o público é onde tudo começa. Tenha cuidado para não usar gírias em seu discurso e mantenha-o formal. Bem-vindo, apresente-se e apresente o tema do seu curso.

2 – Estrutura do discurso desorganizada

Um dos maiores erros do orador é não organizar a estrutura do discurso. Portanto, dias antes da apresentação, esteja os temas principais e os pontos centrais de cada um deles. Um bom roteiro é, sem dúvida, a chave do sucesso.

3 – Não respeitar o tempo de apresentação

Cada aluno ou grupo de alunos tem um horário pré-definido para apresentar o TCC. A defesa pode durar de 15 a 30 minutos, tudo depende da determinação da universidade.

Recomenda-se não perder tempo com detalhes irrelevantes e focar no que é realmente importante . Os temas devem ser tratados de forma factual e precisa, sem redundâncias.

Para não ser vítima do relógio, a dica é ensaiar sua apresentação em casa, sempre com o cronômetro ligado.

4 – Insegurança

Muitos alunos não confiam na prancha na apresentação do TCC. Isso geralmente ocorre devido à falta de conhecimento especializado ou nervosismo excessivo.

A incerteza é um obstáculo para um bom discurso. Portanto, para se sentir mais confiante, faça alguns exercícios de respiração, ensaie em voz alta e conheça seu público.

Grave a si mesmo ou peça a um amigo para criticar seu desempenho. Seguindo essas recomendações, você terá propriedade e energia em seu discurso.

5 – Cometer erros de linguagem

O domínio das normas culturais da língua portuguesa não é apenas um requisito para a produção textual de sua obra. Ao falar em público, certifique-se de conjugar os verbos corretamente e não se esqueça do plural. Os vícios da fala, portanto, empobrecem a retórica, devem ser evitados.

6 – Uso incorreto da linguagem corporal

A comunicação não verbal também carrega parte da mensagem. Por esse motivo deve-se ter cuidado com gestos nervosos e repetitivos. Segurar os dedos e andar de um lado para o outro sem sentido são alguns gestos que denunciam o nervosismo e o despreparo.

7 – Falta de entrosamento

No caso do TCC em grupo, a falta de entrosamento entre os membros é um fator que prejudica a apresentação. Vários motivos levam a esse problema, como: B. Má distribuição das palestras, falta de ensaios e falta de afinidade.

Para contornar esse problema, é interessante propor uma reunião para saber se todos está familiarizado com seus respectivos tópicos. Além disso, todos os membros devem conhecer o trabalho na íntegra e não apenas a parte que está sendo apresentada.

Os avaliadores costumam fazer perguntas, principalmente ao aluno que parece perdido.

8 – Dicção ruim e tom monótono

Uma apresentação oral com palavrões dificulta a compreensão do banco e do público. Para evitar esse problema, a dica é gravar o ensaio em casa, apontar erros e corrigi-los. Para que o público não perca o interesse pelo que você tem a dizer, evite a monotonia e use bem a sua extensão vocal.

9 – Confrontar a banca examinadora

Aprender a aceitar críticas é uma construção, ou seja, não é algo que acontece da noite para o dia. Ao apresentar o TCC, você sabe aceitar as perguntas do banco e admitir que há pontos que precisam ser melhorados.

Não importa a área, não existe profissional, que não perceba algumas críticas. O banco é formado por pessoas com vasta experiência,
portanto, aproveite esta oportunidade como um aprendizado.

10 – Ler o conteúdo dos slides ou em uma folha

Os slides servem apenas para apoiar a apresentação, ou seja, para facilitar a explicação e manter a atenção do público. Em vez de se concentrar na leitura do texto, aborde os assuntos e fale espontaneamente sobre o assunto, mantendo contato visual com o pódio.

11 – Falar muito rápido em sua apresentação

Entre os principais erros na apresentação do TCC está a fala acelerada. Mesmo que o tempo seja curto, você deve argumentar com calma, manter o equilíbrio e dar tempo ao painel para entender os postos-chaves do trabalho.

Search

Junte-se aos mais
de 650k+ alunos satisfeitos.

Assine nosso NewsLetter para receber conteúdo em primeira mão sobre as Normas ABNT – direto na sua caixa de entrada.

Veja mais:

hello world

hello world!!!

Tipos de redações utilizadas

Redação é uma habilidade crucial para expressar ideias de maneira clara e persuadir o leitor. …

Método científico dedutivo

O método científico dedutivo é uma abordagem utilizada na ciência para chegar a conclusões a …

Metodologia de pesquisa

Em geral, a metodologia de pesquisa é o caminho que o trabalho segue para atingir …

O que é plágio acadêmico?

Ao escrever um artigo científico, é normal usar ideias de outros autores para o design …

Revisão da literatura para trabalhos acadêmicos

Continuando nossa série de artigos sobre métodos de pesquisa, vamos começar abordados no artigo Como …