Como escolher o tema para o TCC?

Como escolher o tema para o seu TCC

O curso é a etapa final da graduação. É uma forma de avaliar o conhecimento que você acumulou ao longo do curso e seu crescimento acadêmico, podendo ser uma ótima oportunidade para fechar essa etapa com chave de ouro.

Ao contrário do que muitos pensam, o TCC não é um bicho de sete cabeças – é um trabalho alto que exige muita dedicação, mas nada que você não possa fazer.

Existem inúmeros fatores que tornam esse trabalho agradável. Uma delas, que deve ser pensada com muito cuidado, é a escolha do tema da tese.

Escolher o tema é um momento complicado para muitos alunos, afinal, é preciso lidar com esse tema por um muito tempo, e o medo de tomar a decisão errada é inevitável.

No entanto, existem alguns passos que podem ajudá-lo a fazer essa escolha de forma mais correta e segura. Você quer saber qual? Continue lendo e confira nossas dicas!

Qual o objetivo do TCC?

Antes de mais nada, é preciso entender para que serve o TCC. Se não fosse uma etapa importante, não seria requisito para a graduação.

Para muitos alunos, o TCC é a primeira experiência de pesquisa acadêmica. É a chance de você desenvolver seu senso crítico e refletir sobre sua própria profissão. Além disso, o TCC é um trabalho seu, para o qual você escolhe o caminho que deseja seguir.

Ao contrário de outros trabalhos acadêmicos, o trabalho de conclusão de curso traz sua marca pessoal. Embora seja baseado em outros autores, contribuirá com seus interesses e perspectivas sobre o assunto. É um trabalho muito mais independente do que qualquer outro trabalho que você já fez.

Trajetória do curso escolhido

Durante seus estudos, certamente houve assuntos que mais lhe interessaram. Aquelas em que você era melhor ou que queria estudar mais. Você também tem tópicos em sua vida privada que despertam sua curiosidade. E em seu trabalho, você provavelmente se identifica mais com certas áreas do que com outras.

Todas essas preferências precisam ser consideradas ao escolher um tópico para o CBT. Como dito anteriormente, o trabalho deixará sua marca, então nada mais justo do que torná-lo um reflexo de sua própria história acadêmica, pessoal e profissional.

Além disso, trabalhar em assuntos sobre os quais você já possui algum conhecimento Ter atividade torna muito mais fácil encontrar referências. Você não está em território completamente estrangeiro e terá menos problemas para encontrar o caminho que deseja seguir.

Pesquise sobre a área de estudo

Você pode achar que sabe tudo sobre a sua área, afinal quando veio para o TCC você já estudava sobre o assunto há pelo menos 2 anos. A pesquisa é abundante, no entanto, e os tópicos explorados podem surpreendê-lo.

Faça uma pesquisa completa sobre os estudos mais recentes nas áreas da profissão que mais lhe interessam. Você pode encontrar estudos multidisciplinares que abordam duas ou mais áreas que podem servir de inspiração para ajudá-lo a pensar tanto na abordagem quanto no formato de sua TCC.

Procure por temas úteis, que façam a diferença

Você terá uma motivação extra para concluir seu TCC sabendo que ele será útil de alguma forma além da conclusão. Claro que se formar faz sentido, mas por que não pensar em outra coisa?

Se você tem z curso quer tentar. Se você está pensando em se candidatar a um cargo em uma determinada empresa, talvez queira estudar algo relevante para o cargo que está procurando ou uma solução para um problema nessa organização.

Além disso, considere tópicos que são socialmente relevantes , contribuem para a compreensão e solução dos problemas cotidianos das pessoas, ou podem influenciar a sociedade.

Analise seu tema e veja a possibilidade

O tema que você está pensando é viável? Pode ser concluído dentro do prazo que você tem? Existem fontes de pesquisa para estudar este tópico? Tudo isso deve ser pensado antes de iniciar o TCC, caso contrário você poderá ter uma experiência muito frustrante e desconfortável.

Não tente trabalhar com assuntos impossíveis, por mais interessado e relevante que seja. O TCC já é um momento de muita pressão e trabalhar em um projeto muito pesado pode ser muito cansativo e acabar prejudicando seu desempenho.

Mas cuidado, isso não é desculpa para escolher apenas um assunto de leveza – Você tem que encontrar um equilíbrio.

Escolha um bom orientador

Um bom conselheiro é tão importante quanto um bom tema. Agora que você tem boas orientações para ajudá-lo a decidir o que fazer, precisa encontrar alguém que realmente possa ajudar a melhorar seu trabalho.

Os professores têm áreas específicas de estudo e, se seu trabalho estiver relacionado a isso, ela poderá orientá-lo melhor. Pensando nisso, leia com atenção o currículo Lattes do professor que deseja consultar para orientação. Se possível, leia um artigo e pesquise os autores que ele referencia.

Confira as últimas linhas de pesquisa e converse com alunos que foram orientados por ele. Este professor influenciará (e muito) o desenvolvimento de sua TCC, então faça o possível para descobrir o máximo que puder sobre ele.

Além de tudo isso – e por último, mas não menos importante – lembre-se de sua afinidade para ser levado em conta com o professor. E não demore muito, pois tem muitos alunos procurando por conselhos e a agenda dos professores que você quer convidar pode lotar muito rápido.

Agora você já sabe quais Passos para não errar na hora de escolher o tema do TCC. Seja persistente e tenha muita paciência ao refletir sobre o assunto.

Você sempre pode reler este post se tiver alguma dúvida e não se esqueça de pesquisar mais! Primeiro, que tal entender como é feito o TCC em um curso por correspondência?!

Wellington Aquino:

View Comments (0)