Quando eu tinha 11 anos, a internet ainda era novidade para muita gente. Na escola, era universal ouvir dos professores: “Não é para fazer Ctrl+C e Ctrl+V”.
Passados 20 anos, uma novidade tecnologia coloca novamente em xaque a prelecção de moradia. O ChatGPT é capaz de grafar ótimos textos, e nem sempre dá para deslindar se o responsável do trabalho é o estudante ou a lucidez sintético.
E agora, porquê será o porvir das salas de prelecção?
Liberado pela OpenAI em novembro, a utensílio funciona porquê um bate-papo. Você escreve o que quer e o robô responde.
O que labareda a atenção é sua capacidade para fazer respostas elaboradas, articulando a linguagem, sem imitar outros textos.
Nas escolas de Novidade York (EUA), o ChatGPT foi simplesmente bloqueado. O Departamento de Instrução da cidade considerou que a utensílio pode prejudicar a formação do pensamento crítico e a capacidade de solução de problemas.
Sam Altman, CEO da OpenAI, parece estar cônscio do que pode sobrevir com a ensino daqui em diante.
Ele comparou a utensílio a inovações que mudaram o ensino, porquê as calculadoras e mesmo o Google. Ninguém mais precisa fazer contas em papel, e memorizar informações perdeu valor, já que elas estão a alguns cliques de pausa.
Mesmo assim, o executivo considera que a ruptura do ChatGPT será mais extrema, para o muito e para o mal.
Altman diz que professores que conversaram com ele apontam a IA porquê um ótimo tutor pessoal para cada moço.
Janaine Aires, professora do Departamento de Notícia Social da UFRN, diz que o ChatGPT pode afetar a lisura dos processos de avaliação.
Em entrevista ao Regras ABNT, ela conta que pretende mudar as atividades nas suas disciplinas.
Aires comenta que, ao contrário do que muita gente pensa, é relativamente fácil identificar um plágio em trabalhos acadêmicos.
“Geralmente, eles desobedecem à métrica que o texto exige, ou você acaba correlacionando com a própria capacidade do aluno, com quem você tem contato direto e quotidiano.”
Com o ChatGPT, ela acredita que vai permanecer muito mais difícil saber quem escreveu e quem copiou.
“Isso nos exige buscar novos métodos de avaliação e evadir de textos que são produzidos com auxílio de computadores”, conta a professora. “É um retorno a um contexto mais tradicional de produção.”
A professora Ana Lúcia de Souza Lopes, do curso de Pedagogia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, fala ao Regras ABNT que o ChatGPT não vai conseguir fazer todas as tarefas de moradia de um estudante.
“[O professor deve] pensar essa teoria da produção de texto não só porquê uma leitura ou uma revisão, mas com o pensamento crítico e argumentativo”, explica Lopes, que é perito em ensino e tecnologia.
Para ela, isso é suficiente para diferenciar um texto escrito pelo estudante de um feito pela lucidez sintético. “O aluno tem a experiência e a leitura na sala de prelecção. O robô não experimentou essas vivências que o aluno teve.”
Aires ainda não vai usar o ChatGPT em suas aulas ou com seus alunos. “Eu leciono disciplinas voltadas à formação cidadã, no prelúdios do curso, em universal.
São alunos que ainda têm muita dificuldade no processo de escrita, e isso acaba influenciando a capacidade de argumentação e raciocínio.”
Por isso, ela acha mais importante desenvolver estas habilidades antes de usar ferramentas. “A gente precisa fabricar as estratégias para continuar atendendo as nossas missões e nossos objetivos. Nem sempre existe uma relação direta.”
Por outro lado, alguns professores já vão encetar a testar o ChatGPT nas aulas e nos trabalhos.
Lopes, do Mackenzie, leciona uma material chamada Ciência, Tecnologia e Sociedade. Uma das tarefas é pensar em uma forma de usar a tecnologia para solucionar um problema da sociedade.
O duelo é feito em sala de prelecção, mas terá uma novidade nesse semestre: o ChatGPT será um dos integrantes dos grupos de alunos.
“Eu quero que os estudantes saibam fazer as melhores perguntas e dialoguem com aquilo que a lucidez sintético traz. Não significa que eles vão pegar o que a IA traz e infligir.
Eles vão ter que discutir, inclusive com o ChatGPT, se as soluções são viáveis ou não”, explica a professora. “Você pode usar essa tecnologia para ampliar a visão do seu estudante.”
Quem também vai usar o ChatGPT é Ronaldo Lemos, diretor do ITS Rio. Em sua coluna na Folha de S.Paulo, ele diz que, em suas aulas no Schwarzman College, a utensílio é obrigatória. A nota, porém, é dada pela pergunta feita pelo aluno, não pela resposta entregue pelo robô.
Para Ademar Celedônio, diretor de ensino e inovações educacionais no SAS Plataforma de Instrução, o ChatGPT pode ajudar de outras formas.
“Ele pode ajudar muito no planejamento. O professor pode conversar com a utensílio para deslindar a melhor estratégia, ou ter duas ou três estratégias de porquê abordar um texto”, comenta, em entrevista ao Tecnoblog.
Lopes tem um pensamento parecido com o de Sam Altman, CEO da OpenAI. Ela considera que os benefícios de tecnologias anteriores superaram e muito os usos incorretos.
“O impacto da internet foi muito maior que o plágio”, argumenta a professora. “O plágio é uma coisa desse humano que não é educado para usar o recurso de uma forma moral.”
Celedônio também avalia que os alunos vão precisar estar preparados para mourejar com o potencial da lucidez sintético.
“Ainda hoje, as pessoas fazem buscas no Google e não passam nem da segunda página”, diz ele, para exemplificar a falta de aprofundamento. “O que está na primeira página vira a verdade.”
Lopes acredita que será preciso se preparar para usar o ChatGPT e outras inteligências artificiais do tipo. “Quem usa essa utensílio precisa saber fazer as melhores perguntas.
Se você não tiver pensamento crítico e raciocínio lógico frágil, não vai saber fazer as melhores perguntas.” ChatGPTControl-COpenAISam AltmanGoogleNova YorkEUAInteligência Sintético
O ChatGPT é um modelo de linguagem de inteligência artificial (IA) desenvolvido pela OpenAI que pode ser usado para gerar texto, traduzir idiomas, escrever diferentes tipos de conteúdo criativo e responder às suas perguntas de forma informativa. Na sala de aula, o ChatGPT pode ser usado para:u003cbr/u003eu003cstrongu003eCriar materiais personalizados de aprendizado:u003c/strongu003e O ChatGPT pode gerar exercícios, questionários, resumos e outros materiais personalizados para atender às necessidades de cada aluno.u003cbr/u003eu003cstrongu003eFornecer feedback personalizado:u003c/strongu003e O ChatGPT pode analisar os trabalhos dos alunos e fornecer feedback personalizado sobre sua gramática, ortografia, clareza e conteúdo.u003cbr/u003eu003cstrongu003eAjudar alunos com dificuldades de aprendizado:u003c/strongu003e O ChatGPT pode ser usado para fornecer tutoria individualizada para alunos que estão com dificuldades em algum conceito.u003cbr/u003eu003cstrongu003eCriar ambientes de aprendizado mais envolventes:u003c/strongu003e O ChatGPT pode ser usado para criar jogos educativos, simulações e outras atividades interativas que tornam o aprendizado mais divertido e envolvente.u003cbr/u003eu003cstrongu003ePromover a colaboração entre os alunos:u003c/strongu003e O ChatGPT pode ser usado para facilitar a comunicação e a colaboração entre os alunos em projetos e atividades em grupo.
Os benefícios de usar ChatGPT na sala de aula incluem:u003cbr/u003eu003cstrongu003ePersonalização do aprendizado:u003c/strongu003e O ChatGPT pode ajudar a personalizar o aprendizado para cada aluno, garantindo que ele receba o suporte e os desafios de que precisa para ter sucesso.u003cbr/u003eu003cstrongu003eMelhoria do feedback:u003c/strongu003e O feedback personalizado do ChatGPT pode ajudar os alunos a identificar suas áreas de força e fraqueza e a melhorar seu desempenho acadêmico.u003cbr/u003eu003cstrongu003eAumento do engajamento:u003c/strongu003e O ChatGPT pode tornar o aprendizado mais divertido e envolvente, o que pode levar a um maior engajamento dos alunos e a melhores resultados.u003cbr/u003eu003cstrongu003ePromoção da colaboração:u003c/strongu003e O ChatGPT pode facilitar a colaboração entre os alunos, o que pode ajudá-los a desenvolver habilidades de comunicação e trabalho em equipe.u003cbr/u003eu003cstrongu003eLiberação do tempo do professor:u003c/strongu003e O ChatGPT pode automatizar algumas tarefas, como a criação de materiais de aprendizado e a avaliação de trabalhos, liberando o tempo do professor para que ele possa se concentrar em interagir com os alunos e fornecer orientação individualizada.
Alguns dos desafios de usar ChatGPT na sala de aula incluem:u003cbr/u003eu003cstrongu003ePreocupações com plágio:u003c/strongu003e O ChatGPT pode ser usado para gerar conteúdo plagiado, o que é uma séria violação acadêmica. É importante ensinar aos alunos os princípios da ética acadêmica e como evitar o plágio ao usar ferramentas de IA.u003cbr/u003eu003cstrongu003eFalta de compreensão:u003c/strongu003e O ChatGPT é um modelo de aprendizado de máquina e não tem o mesmo nível de compreensão do mundo que um humano. É importante usar o ChatGPT com cuidado e estar ciente de suas limitações.u003cbr/u003eu003cstrongu003ePossibilidade de vício:u003c/strongu003e O uso excessivo de ferramentas de IA como o ChatGPT pode levar ao vício e à falta de interação social. É importante usar o ChatGPT com moderação e garantir que os alunos também se envolvam em outras atividades que não envolvam tecnologia.u003cbr/u003eu003cstrongu003eCusto:u003c/strongu003e O acesso ao ChatGPT pode ser caro para algumas escolas e distritos. É importante considerar o custo do ChatGPT ao decidir se deve ou não usá-lo na sala de aula.
Se você estiver interessado em usar ChatGPT na sala de aula, siga estas etapas:u003cbr/u003eu003cstrongu003eAprenda mais sobre o ChatGPT:u003c/strongu003e Leia sobre o ChatGPT e como ele pode ser usado na sala de aula. Existem muitos recursos disponíveis online e em livros.u003cbr/u003eu003cstrongu003eExperimente o ChatGPT:u003c/strongu003e Você pode experimentar o ChatGPT gratuitamente em u003ca href=u0022https://chat.openai.com/chatu0022 target=u0022_blanku0022 rel=u0022noreferrer noopeneru0022u003ehttps://chat.openai.com/chatu003c/au003e.u003cbr/u003eu003cstrongu003eDesenvolva um plano:u003c/strongu003e Decida como você deseja usar o ChatGPT em sua sala de aula. Você pode usá-lo para criar materiais personalizados, fornecer feedback, ajudar alunos com dificuldades ou criar ambientes de aprendizado mais envolventes.u003cbr/u003eu003cstrongu003eTreine seus alunos:u003c/strongu003e Ensine seus alunos sobre o ChatGPT e como usá-lo de forma responsável. Discuta os benefícios e os riscos do uso de ferramentas de IA e certifique-se de que eles entendam os princípios da ética acadêmica.u003cbr/u003eu003cstrongu003eMonitore e avalie:u003c/strongu003e Monitore o uso do ChatGPT em sua sala de aula e avalie seu impacto no aprendizado dos alunos. Faça ajustes em seu plano conforme necessário.
Existem muitos recursos disponíveis para aprender mais sobre o ChatGPT na sala de aula, tais como:u003cbr/u003eu003cstrongu003eArtigos e blogs educacionais:u003c/strongu003e Muitos sites e blogs educacionais publicam artigos sobre o uso de IA na sala de aula, incluindo o ChatGPT. Uma busca online por u0022ChatGPT na educaçãou0022 ou u0022IA na sala de aulau0022 revelará diversos artigos informativos.u003cbr/u003eu003cstrongu003eWebinars e eventos online:u003c/strongu003e Organizações educacionais e empresas de tecnologia frequentemente realizam webinars e eventos online sobre o uso de IA na sala de aula. Participar desses eventos é uma ótima maneira de aprender com especialistas e obter ideias para usar o ChatGPT em sua própria sala de aula.u003cbr/u003eu003cstrongu003eComunidades online de professores:u003c/strongu003e Existem várias comunidades online onde professores podem discutir o uso de ferramentas de IA na sala de aula. Participar dessas comunidades é uma ótima maneira de aprender com outros educadores e compartilhar experiências.u003cbr/u003eu003cstrongu003eCanais do YouTube:u003c/strongu003e Alguns canais do YouTube dedicados à educação abordam o uso de IA na sala de aula, incluindo o ChatGPT. Assistir a esses vídeos pode ser uma ótima maneira de aprender dicas e truques para usar o ChatGPT de forma eficaz.
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