Lato sensu e Stricto sensu veja quais são as diferenças

As exigências do mercado de trabalho exigem cada vez mais uma melhor formação dos candidatos aos cargos ali oferecidos. Assim, ao final do ensino superior, o profissional em busca de melhor enquadramento profissional busca cursos de pós-graduação para se qualificar com maiores chances de se destacar diante das oportunidades.

Seja qual for a área escolhida, o aluno deve focar seus esforços na Rota que leva em consideração os objetivos pretendidos. Se você almeja uma carreira acadêmica, deve optar por algum tipo de pós-graduação. Por outro lado, se você deseja se especializar na área em que já atua ou deseja atuar, pode optar por outro tipo de pós-graduação.

No Brasil, existem dois tipos de pós-graduação que os alunos tomar no pode muitas vezes confundir sua escolha de caminho. Por isso, neste post, vamos destacar as características e principais diferenças entre Lato sensu e Stricto sensu.

O que significa no ambiente acadêmico?

Para ter acesso aos cursos de pós-graduação, o aluno deve ter concluído o curso de pós-graduação e também atender aos requisitos da carta de seleção da instituição de ensino, que pode consistir em análise curricular, aprovação de projeto de pesquisa, entrevista ou mesmo provas.

Os termos latinos Lato sensu e Stricto sensu significam sentido amplo e sentido estrito, respectivamente, e são utilizados na academia para classificar os programas de pós-graduação de acordo com a duração dos cursos e não, como você pode pensar, para compare a qualidade entre eles.

Lato sensu são cursos mais curtos, como a especialização, e stricto sensu refere-se aos mais longos, com cerca de 1.200 horas, como Mestrado e Doutorado.

Pós-graduação lato sensu e suas principais características

As modalidades de pós-graduação lato sensu são os programas de especialização e o MBA (Master Business Administration);

Segundo o Ministério da Educação, os programas de graduação desta modalidade devem ter carga horária mínima de 360 ​​horas;

Para poder participar, o aluno deve ser bacharel;

O público que prefere essa modalidade de pós-graduação costuma ser formado por profissionais que estão avançando na carreira ou que buscam um emprego em outro campo deseja se qualificar;

Após a conclusão, o aluno recebe um certificado;

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) geralmente é exigido na forma de monografia, relatório final, publicação de artigo, etc. . outro;

É mais voltado para a área de execução, seja na solução de problemas existentes ou mesmo na idealização de um novo produto;

No pós stricto sensu existe a modalidade de cursos a distância à la carte, onde o aluno recebe instrução pela internet;

Não confere título, mas o profissional que atender a todos os requisitos do curso é chamado de especialista.

Pós-graduação stricto sensu e suas principais características

Os cursos de estudo em sentido estrito são mestrado e doutorado. Há também o pós-doutorado, que é considerado por muitos como um sentido estrito, embora não seja um título, não há diploma ou título.

Para o mestrado e para o doutorado é necessário ter o título de bacharel. exige a parte mais alta dos programas um mestrado;

Para participar, os candidatos devem passar por um processo de seleção que exige o conhecimento de um ou dois idiomas além do português;

Duração varia entre 2 e 5 anos dependendo do curso e programa de pós-graduação;

Este tipo de pós-graduação é indicado para quem deseja seguir carreira acadêmica em áreas profissionais;

É mais focado na área de pesquisa e ensino orientado;

Na conclusão do programa de mestrado, o aluno deve apresentar e defender uma dissertação com certo aprofundamento sobre a pesquisa realizada. Após a admissão, ele receberá um diploma e um mestrado.

Para concluir um doutorado, você também deve preencher uma pesquisa. O aluno deve apresentar e defender uma tese com um grau de profundidade e originalidade maior do que no programa de mestrado. Se os requisitos forem atendidos, você receberá um diploma e um doutorado.

Dúvidas removidas, você já pode iniciar sua pós-graduação. E na hora de escrever sua tese, conte com o Regras ABNT para manter tudo padronizado pela ABNT.

Listra ABNT

COMPARTILHE:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp