9 dicas de como apresentar o TCC

9 dicas para apresentar TCC

Defender o TCC ou apresentar trabalhos acadêmicos representa o encerramento de um ciclo. É hora de mostrar para banca os resultados alcançados em meses de dedicação.

Para o nervosismo do grande dia, preparamos este post com dicas importantes para sua defesa.

Além de mantendo a calma, é importante seguir um roteiro e ter em mãos os principais aspectos da pesquisa.

Se você quer saber como impressionar sua banca de TCC, continue lendo!

O que não pode faltar na defesa do TCC?

No dia da Defesa do TCC é importante que você tenha um material de apresentação organizado, completo e atraente.

A banca precisa olhar os slides e lembrar os principais pontos de seu trabalho. Portanto, não se esqueça das seguintes informações:

  • O tema;
  • O problema de pesquisa;
  • Os objetivos (geral e específicos, se for o caso);
  • Os principais conceitos trabalhados;
  • A metodologia;
  • Os resultados;
  • As considerações finais.

De todos esses tópicos, os resultados são as informações às quais você deve prestar mais atenção. Afinal, são eles que tornam seu TCC ou pesquisa acadêmica único.

Agora que você já sabe o que procurar em sua apresentação, vamos seguir em frente e descobrir como você se relaciona com a defesa de tese.

1 – Crie um roteiro para defesa do seu TCC

Se você não planejar seu discurso, o risco de perder o fio é muito grande.

Nossa dica é então:

  • Releia a sua pesquisa;
  • Selecione os principais tópicos;
  • Organize a sua fala.

Quanto mais preparado você estiver, menores serão as chances de dar você cair no esquecimento ou entrar no famoso “deu um branco na memória”.

2 – Respeite o tempo da apresentação

As defesas de TCC ou outros trabalhos acadêmicos duram em média entre 15 e 20 minutos. Portanto, não exagere na quantidade de slides.

Uma boa técnica é usar um slide para cada minuto de fala. Assim você teria 20 telas para distribuir sua apresentação.

Anote aí para não esquecer, pois isso é muito importante!

3 – Evite utilizar muito texto nos slides

Apenas procurar por longos blocos de texto nos torna preguiçosos. Para evitar dar essa impressão ao banco, resuma as informações e use os tópicos como ponto de partida para o seu discurso.

Também tome cuidado com o tipo e tamanho da fonte que você usa. A apresentação deve ser profissional, atraente e legível.

Também temos um artigo que trata só dos slides, você pode dar uma conferida e ver como preparar um slider par apresentação do seu TCC conforme as bancas gostam e respeitando os limites da ABNT.

4 – Evite utilizar imagens embaçadas e de má qualidade

As imagens, sem dúvida, tornam a apresentação mais agradável e descontraída. No entanto, use apenas aqueles com boa legibilidade.

É comum tirar screenshots de tabelas ou gráficos. Para não pecar na resolução, use o PicWish, uma ferramenta gratuita que pode te ajudar nesse ponto.

5 – Não seja surpreendido com a falta de equipamentos na sala

Evite perrengues investigando quais equipamentos estão disponíveis para você durante a defesa do TCC.

Outra dica importante é chegar alguns minutos antes do banco para testar se está tudo funcionando.

Ver se a sala oferece um projetor, alto-falantes e internet. Se possível, leve os materiais baixados com você para não ficar dependente da conexão do site.

6 – Faça copias de segurança do seu TCC

Para não ser surpreendido, salve a apresentação em um pendrive, na nuvem e tenha uma versão no seu e-mail. Melhor não arriscar!

Já ouvi histórias de pessoas abandonarem no curso aos 45min do segundo tempo por ter perdido o TCC e não ter uma cópia salva para poder entregar e fazer as alterações necessárias.

7 – Esteja pronto para as perguntas da banca

Durante as deliberações dos comitês, esteja aberto a comentários e sugestões.

Este é um momento importante de compartilhamento de conhecimento e crescimento acadêmico. Respire fundo e aproveite ao máximo!

8 – Treine antes de apresentar

Já ouviu aquele ditado de que você deve treinar na frente do espelho antes de encarar a banca, pois é, não tenha medo de ensaiar na frente de um espelho, gravar seu discurso ou cronometrar sua apresentação.

Você também pode reunir-se com os amigos de sua turma e fazer uma roda de apresentações com eles, no qual você apresenta e eles serão a banca para fazer perguntas sobre seu trabalho e depois será a vez deles, isso pode enriquecer bastante sua apresentação.

Você ficará mais confiante em sua defesa de tese se souber o que vai falar naquele dia!

9 – Não precisa presentear a banca

Aliás, essa deve ser sua última preocupação na defesa do TCC.

Lembre-se que os presentes são uma forma de agradecimento pelo tempo dedicado à sua pesquisa, não uma estratégia de persuasão. O maior presente para a banca é um trabalho bem feito, então dedique-se e prepare o melhor de si mesmo.

Dê a banca um trabalho sem erros, e busque sempre temas inovadores, isso será um grande diferencial na sua apresentação.

Wellington Aquino: