O resumo ou abstract é uma secção necessário de um trabalho acadêmico, uma vez que um TCC (Trabalho de Conclusão de Curso).
Ele é uma breve descrição do teor do trabalho, geralmente apresentado no início do documento.
Neste cláusula, vamos discutir uma vez que fazer um resumo ou abstract de forma adequada e eficiente, seguindo as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
O resumo ou abstract é um texto resumido que apresenta os principais pontos de um trabalho acadêmico.
Ele serve para dar uma visão universal do teor, permitindo que o leitor entenda do que se trata o trabalho sem precisar ler o documento completo.
O resumo é escrito em português, enquanto o abstract é a versão em inglês do resumo.
Quando se trata de formatar o abstract seguindo as normas da ABNT, a atenção aos detalhes é crucial.
O objetivo é redigir um resumo evidente e resumido, que possa transmitir aos leitores o que é o seu trabalho em poucas palavras.
Para isso, lembre-se sempre de usar a terceira pessoa do uno, empregando verbos ativos e escolhendo palavras simples e diretas.
Certifique-se de que suas palavras-chave estejam diretamente relacionadas com o teor do seu trabalho.
Seguindo as orientações da NBR 6028, você pode produzir um abstract que atenda aos padrões da ABNT e que destaque sua pesquisa de maneira clara e precisa.
Antes de inaugurar a redigir um trabalho acadêmico, existem elementos pré-textuais que devem ser considerados.
A folha de rosto, por exemplo, é a primeira sentimento que o leitor terá do seu trabalho e deve sofrear informações uma vez que título, responsável e data.
A ficha catalográfica é um registro que permite a catalogação da obra em bibliotecas.
Já a dedicatória e os agradecimentos são opcionais, mas é uma forma de reconhecer o pedestal de pessoas que contribuíram para a realização do trabalho.
A epígrafe é um pensamento ou frase que introduz ou resume o tema. A errata é uma correção de erros presentes no trabalho.
O resumo vernáculo e o abstract são resumos da obra em português e inglês, respectivamente.
As listas de símbolos, abreviaturas e siglas aliviam a leitura do trabalho e ajudam a compreender termos específicos.
As listas de tabelas e ilustrações indicam onde estão localizadas as tabelas e ilustrações presentes na obra. Por termo, o sumário é uma espécie de índice que informa sobre a estrutura e o teor do trabalho.
Para que um texto seja considerado completo e harmónico, ele deve estar estruturado de forma clara e organizada.
Os elementos textuais são fundamentais nesse processo, principalmente a introdução, o desenvolvimento e a desenlace.
A introdução é o primeiro contato do leitor com o teor a ser abordado, e deve despertar seu interesse e curiosidade.
Já o desenvolvimento é a secção medial do texto, onde são apresentados argumentos, exemplos e dados que sustentam a tese.
Por termo, a desenlace é responsável por fechar o tema abordado, destacando os principais pontos e deixando uma mensagem clara para o leitor.
Dominar esses elementos textuais é necessário para quem deseja comunicar-se de forma eficiente em diferentes contextos, seja na liceu, na vida profissional ou pessoal.
Os elementos pós-textuais são fundamentais para a construção de um trabalho acadêmico completo e muito estruturado.
Dentre esses elementos, as referências bibliográficas asseguram a transparência e integridade do estudo, destacando as fontes utilizadas pelo responsável para embasar suas conclusões.
Já o apêndice e o incluído permitem a apresentação de informações adicionais que não se encaixam no texto principal, mas que são relevantes para a compreensão do tema.
O índice, por sua vez, facilita a visualização e a organização do teor, enquanto o vocabulário ajuda a definir termos técnicos e específicos, ampliando o vocabulário do leitor.
Todos esses elementos são importantes para que o leitor possa compreender melhor o estudo e, portanto, devem ser elaborados com desvelo e atenção aos detalhes.
No resumo ou abstract, é importante evitar o uso de informações desnecessárias ou detalhes que não são relevantes para o entendimento universal do trabalho.
Evite incluir citações, dados específicos, jargões técnicos ou termos muito específicos que podem não ser compreendidos pelo leitor em universal. O resumo ou abstract deve ser evidente, objetivo e direto ao ponto.
A inclusão do abstract é obrigatória em um trabalho de conclusão de curso. Este faz parte dos documentos obrigatórios requeridos pelas Normas ABNT.
O abstract permite que leitores estrangeiros tenham chegada às informações principais do trabalho, mesmo que não compreendam o linguagem original.
É uma forma de tornar o trabalho mais conseguível e ampliar seu alcance.
O tamanho do resumo ou abstract pode variar dependendo das orientações específicas de cada instituição de ensino ou revista acadêmica.
Geralmente, o resumo deve ter entre 150 e 500 palavras, enquanto o abstract pode ter um limite semelhante.
No entanto, é importante verificar as normas da ABNT ou as diretrizes da instituição para instituir o tamanho exato exigido.
A estrutura do abstract, conforme as normas da ABNT, deve seguir alguns elementos obrigatórios.
Primeiro, é importante incluir a vocábulo “Abstract” centralizada no topo da página, em negrito e com um tamanho de nascente maior.
Em seguida, o texto do abstract deve ser escrito em um único parágrafo, utilizando-se uma linguagem clara e objetiva.
O abstract deve sofrear uma breve introdução, os objetivos do trabalho, a metodologia utilizada, os resultados obtidos e uma desenlace sucinta.
Uma vez que fazer o Abstract seguindo as normas da ABNT. Essa é a pergunta mais rotineira na hora de preparar leste item segundo as normas ABNT.
Antes de mais zero é preciso entender toda estrutura abnt, veja inferior que deixamos em destaque onde o abstract deve permanecer segundo as normas abnt.
O abstract geralmente é disposto depois resumo do TCC, antes do sumário e do restante do teor do trabalho.
Ele deve ser apresentado em uma página separada, com a vocábulo “Abstract” em destaque no topo da página, seguida pelo texto do resumo em inglês.
É importante seguir as normas da ABNT para a formatação e posicionamento adequados do abstract.
Além de entender a estrutura do TCC, o Abstract é um item obrigatório e faz secção dos elementos textuais, entretanto, ainda existe a incerteza de onde o resumo e abstract ABNT devem permanecer.
A localização exata de onde deve permanecer o abstract seguindo exclusivamente as normas ABNT dos itens obrigatórios está posto abaixo:
Existe algumas alterações da novidade norma 6028:2021 que foram colocadas lá, porém, não há zero que possa desabonar as explicações trazidas neste cláusula.
Fazer um TCC em exclusivamente 3 dias é um duelo, mas é verosímil se você estiver disposto a destinar tempo e esforço intenso. Cá estão algumas dicas para ajudá-lo a realizar essa tarefa:
Caso você ainda esteja perdido com essas dicas, preparamos o maior e melhor treinamento de uma vez que fazer o TCC passo a passo da internet.
O TCC de Sucesso é constituído por todas as fases de uma vez que fazer um TCC completo.
Aliás, desenvolvemos um módulo específico, o TCC Express, leste módulo foi desenvolvido para aqueles que não tem tempo, ou precisam fazer o TCC de maneira prática e rápida sem precisar remunerar alguém para fazer, podendo ser feito em exclusivamente 3 DIAS!
O abstract para TCC é uma secção importante do trabalho, pois permite que leitores estrangeiros compreendam o teor sem a premência de transcrever o documento completo.
Ao redigir o abstract, é necessário considerar o contexto do trabalho, fornecendo informações relevantes sobre o tema, o problema de pesquisa e a abordagem adotada.
No abstract, é importante estabelecer claramente os objetivos do seu TCC.
Explique qual é o propósito da pesquisa, o que você pretende entender com o trabalho e quais são as principais perguntas que você está tentando responder.
O método é um dos elementos fundamentais de qualquer trabalho acadêmico, e cá é onde você descreve as ferramentas que usou para conduzir suas pesquisas.
Seja um estudo de caso, um experimento, uma revisão de literatura ou outro método, é importante explicar exatamente o que você fez e quais os detalhes importantes.
Estes podem incluir informações uma vez que o número de participantes ou o número de estudos analisados, e isso pode ser uma maneira de invocar a atenção dos seus leitores para o trabalho que você realizou.
O método é um paisagem fundamental de qualquer pesquisa acadêmica, e a descrição correta pode ajudar a provar a seriedade e rigor com que você trabalhou.
A conclusão é uma secção necessário do abstract, pois resume as principais descobertas e contribuições do seu trabalho.
Destaque os resultados mais importantes e forneça uma perspectiva universal sobre o impacto do seu estudo na dimensão de pesquisa.
Inclua palavras-chave relevantes no abstract para ajudar na indexação e na procura do seu trabalho. Essas palavras-chave devem ser selecionadas com base nos principais temas e conceitos abordados no seu TCC.
Quando se trata da tradução do abstract, é recomendado buscar a ajuda de um tradutor profissional ou de alguém com conhecimento avançado do linguagem inglês, ou na do idioma escolhido.
É importante prometer que a tradução seja precisa e transmita adequadamente as informações contidas no resumo.
Para ter uma referência de uma vez que elaborar o abstract do seu TCC, é útil investigar exemplos de abstract de trabalhos acadêmicos publicados.
Procure por artigos relacionados ao seu campo de estudo e observe uma vez que os autores sintetizam as informações em seus resumos.
Porém, não se preocupe, pois estamos cá para te ajudar.
Neste cláusula, vamos apresentar exemplos de abstract que podem te servir uma vez que protótipo para seus trabalhos acadêmicos, principalmente para TCCs, sejam eles monografias ou artigos.
Com esses exemplos em mãos, você poderá gerar um resumo evidente e resumido, que irá realçar o objetivo da sua pesquisa e os resultados alcançados.
Temos um protótipo inferior ilustrativo do Abstract ABNT, cá você ainda poderá encolher o protótipo pronto para tomar uma vez que base na geração do seu TCC, leste protótipo segue com as margens pré-definidas de combinação com as Normas ABNT.
O aluno deve fazer o abstract seguindo resumo na língua vernácula, pois é a traslado leal deste documento, exclusivamente deve ser traduzido para a língua estrangeira.
Normalmente para a língua inglesa, porém, de combinação com o trabalho ou a mesa examinadora, zero obsta de ser em outra língua.
Existem diversas fontes que podem facilitar na pesquisa e no aprofundamento do tema do seu TCC.
Além de livros e artigos acadêmicos, você pode utilizar bases de dados online, uma vez que o Google Acadêmico, e consultar periódicos especializados em sua dimensão de estudo.
Fazer um resumo ou abstract adequado é fundamental para apresentar o teor do seu trabalho acadêmico de forma clara e concisa.
Siga as diretrizes da ABNT, planeje seu abstract com desvelo, revise e edite seu texto, e certifique-se de que ele transmita adequadamente as informações essenciais do seu TCC.
Lembre-se de que o abstract é uma oportunidade de realçar seu trabalho e torná-lo conseguível a um público mais extenso.
O abstract é a versão em inglês do resumo de um trabalho acadêmico. Ele apresenta os principais pontos do estudo, incluindo objetivos, metodologia, resultados e conclusões, de forma clara e sucinta, para que leitores internacionais compreendam o conteúdo.
De acordo com a ABNT (NBR 6028), o abstract deve:
Ter entre 150 e 500 palavras.
Ser apresentado em um único parágrafo.
Usar o mesmo estilo de fonte e espaçamento do resumo em português.
Conter palavras-chave (keywords) ao final, separadas por ponto.
Sim. O abstract é obrigatório em todos os tipos de trabalhos acadêmicos, como artigos científicos, dissertações e teses, especialmente quando solicitados por instituições ou revistas com alcance internacional. Entretanto, para ser obrigatório, devem seguir as normas da ABNT.
A diferença principal é o idioma: o abstract é em inglês e o resumo é em português. Ambos apresentam as mesmas informações principais do trabalho, mas o abstract amplia o alcance do estudo ao público internacional.
As palavras-chave devem refletir os temas principais do trabalho e facilitar sua busca em bancos de dados. Escolha termos específicos e diretamente relacionados ao estudo. Por exemplo, se o tema é sobre sustentabilidade em empresas, as keywords podem ser: “sustainability,” “corporate responsibility,” “green practices.”
A ensino inclusivo é um tema de grande valia e relevância nos dias de hoje.…
Ao escrever um texto, seja uma redação ou um trabalho acadêmico, é fundamental compreender a…
As normas Vancouver desempenham um papel fundamental na espaço da saúde e ciências biomédicas, oferecendo…
A ensino e a procura por conhecimento são essenciais para o desenvolvimento pessoal e profissional.…
A lista de abreviaturas e siglas é um elemento importante em diversos documentos acadêmicos e…
você está escrevendo um trabalho acadêmico ou de desenlace de curso, não pode deixar de…
This website uses cookies.