Tese de doutorado

Tese de doutorado

A palavra tese vem do grego thesis, que significa proposição. Principalmente no sentido de uma proposta teórica ou intelectual, cargo, colocação.

Qualquer pessoa que deseje se tornar um médico deve primeiro concluir uma tese de doutorado.

Este certificado é destinado a representar o resultado de anos dedicados a um assunto específico são dedicados e ainda não foram abordados dessa forma pela Academia.

É, portanto, justamente uma possibilidade para um pesquisador se posicionar na Academia com sua abordagem original neste campo de estudo . É a sua proposta de ideia.

Após a apresentação do documento, que deve ter certas características e seguir certas regras, a pessoa ainda tem que defendê-lo para que seja aprovado por uma banca examinadora formada por outros médicos. Estes poderão fazer perguntas e a dissertação precisará raciocinar com base em tudo o que eles entendem sobre determinado tema.

Este artigo detalha como funciona esse processo, resultando em um trabalho de doutorado deve ser incluído, como será ser avaliado e muito mais.

O que é uma tese de doutorado?

A dissertação é um trabalho que representa o resultado até então inédito da pesquisa científica realizada pelo aluno desta modalidade de pós-graduação em sentido estrito e é pré-requisito para a obtenção do diploma e do doutorado.

A definição oficial da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) para teses é a seguinte:

[…] Documento que representa o resultado de um trabalho experimental ou apresentação de um estudo científico sobre um tema único e bem definido. Deve ser baseado em pesquisa original e representar uma contribuição real para o campo em questão. Realiza-se sob a coordenação de um orientador (médico) e visa a obtenção do grau de doutor ou similar.

Diferença entre dissertação e tese

Dissertação de mestrado é um trabalho científico que é pré-requisito para a obtenção do diploma e do título de mestre.

Esta é a definição oficial de dissertação da ABNT:

Documento que apresenta o resultado de um experimento O trabalho ou apresentação de um estudo científico retrospectivo com um único assunto e bem definido no escopo, com o objetivo de coletar, analisar e interpretar informações. Deve mostrar o conhecimento da literatura existente sobre o tema e a capacidade de sistematização do candidato. É realizado sob a coordenação de um orientador (doutor), com o objetivo de obter o título de mestre.

Se compararmos as duas definições da ABNT, veremos que no caso da tese é obrigatório Deve ser baseada em pesquisas originais que representem uma contribuição real para o assunto em questão.

A dissertação tem mais o caráter de analisar e interpretar informações já existentes na literatura científica daquele assunto.

Para que serve uma tese de doutorado?

Do ponto de vista pessoal, a dissertação de um indivíduo, se aceita para defender este trabalho, serve para a obtenção do título de doutor e doutor em uma área específica do conhecimento.

A tese se propõe a agregar conhecimento a uma área específica e um novo Dar aspecto a um campo de estudo, seja uma nova metodologia, um novo resultado, uma descoberta inédita, etc.

Em outras palavras, um doutorado A dissertação pode trazer novos conhecimentos para um determinado campo da ciência e para o desenvolvimento da sociedade como um todo.

Características de uma tese de doutorado

A dissertação deve ter um tema único e bem definido que seja tratado a partir de uma investigação original.

Além disso, a dissertação deve seguir um conjunto de normas da ABNT relacionadas à seguinte estrutura e formato disponível em um artigo especifico sobre a estrutura de um trabalho acadêmico nas normas ABNT

Apresentação e avaliação de uma tese de doutorado

A tese de doutorado é submetida a uma comissão avaliadora, formada por pessoas que já obtiveram o título de doutor, e que, além do documento impresso, também avalia a defesa substantiva do candidato ao doutorado.

Esta A comissão avaliará vários aspectos, como por exemplo:

  • Clareza na apresentação durante a defesa, o tempo dedicado à argumentação e a independência intelectual dos doutorandos em responder às perguntas dos membros da banca;
  • Clareza e correção das o documento e se o texto está de acordo com as Normas da ABNT;
  • Importância e originalidade do tema da pesquisa, aprofundamento, fundamentação teórica, justificativa dos resultados, correção da metodologia e boa incorporação das referências.

No final, o aluno pode ou não ser admitido. Se tudo estiver correto, receberá o diploma e o título de Doutor.

Wellington Aquino: