Problema de pesquisa – veja como formular um problema de pesquisa

O que é o problema de pesquisa

Um problema de pesquisa é definido como uma área problemática que requer uma compreensão significativa de um determinado tópico, condição, contradição ou dificuldade. O que é um problema de pesquisa? Um problema de pesquisa significa encontrar respostas para perguntas ou reforçar os resultados existentes para preencher a lacuna de conhecimento para resolver o problema.

Qual é o objetivo de um problema de pesquisa?

Um problema de pesquisa tenta atingir os seguintes objetivos:

  1. Apresentar a importância do tema na proposta de pesquisa.
  2. Coloque o problema em um contexto apropriado.
  3. Criar uma estrutura para a análise e comunicação dos resultados.

Características de um problema de pesquisa

Certifique-se de atender a essas características essenciais para ter um problema de pesquisa eficaz. Devido à variedade de pesquisas que realizamos, não é possível obter todas essas propriedades. No entanto, certifique-se de incluir e cobrir a maioria desses recursos para que as pessoas possam visualizar, estudar e entender o problema da pesquisa de mercado.

Abrange necessidades ou questões essenciais: O pesquisador deve ter um problema de pesquisa específico. Se não abordar as questões cruciais, a pesquisa não terá muito peso. O projeto de pesquisa pode acabar desperdiçando tempo e dinheiro se essas questões não forem de grande importância. Certifique-se de não perder as necessidades e preocupações mais importantes para acertar suas estratégias de marketing.

O problema é formulado de forma lógica e clara: Se você não pode formular o problema de forma lógica ou clara na proposta de pesquisa, provavelmente é um problema fraco ou não problemático. Para testá-lo, consolide o tópico específico em um parágrafo e certifique-se de que faz sentido e abrange todos os pontos importantes. Compartilhe o problema com os outros e se poucos não o entenderem, considere uma abordagem mais lógica para especificar o problema ou problema.

A pesquisa é baseada em fatos e evidências reais (não hipotéticos): há uma diferença entre crença e fato. Mantenha a ficção fora. A pesquisa deve ser baseada em fatos verdadeiros, não em crenças. Eventos hipotéticos não farão bem a pesquisa. Você não pode considerar a pesquisa verdadeira ou precisa, a menos que a respalde com fatos e evidências. Deve propor uma hipótese significativa e testável.

O problema de pesquisa cria e encoraja questões de pesquisa: A pesquisa deve criar várias questões. Essas perguntas devem ser mais específicas para trabalhos de pesquisa que destacam diferentes elementos ou aspectos do problema. Essas perguntas são projetadas para ajudar a abordar melhor o problema e fornecer uma estrutura sólida para pesquisa. Articular essas questões é o desafio de acertar.

Ajustar ao orçamento e ao cronograma: Garantir que o trabalho de pesquisa possa ser realizado dentro do orçamento e do cronograma. Considere fatores logísticos para garantir o sucesso da pesquisa. Perder tempo em pesquisa por falta de recursos e mão de obra para concluí-la dentro de um determinado prazo é uma enorme perda de tempo. Acompanhe apenas os problemas que são viáveis.

Dados suficientes podem ser obtidos: A pesquisa é baseada em fatos e conclusões, e deve haver vários casos ou conclusões para provar a pesquisa. A pesquisa baseada em dados limitados não testará nem satisfará uma teoria. Se não houver dados disponíveis para conduzir a pesquisa, não há sentido em continuar a pesquisa.

O problema tem uma resposta insatisfatória ou é um problema novo: garantir que haja muito pouca ou nenhuma pesquisa sobre o tema . Se já existe uma solução para o problema, e essa resposta é testada e comprovada, provavelmente é melhor seguir em frente e não perder tempo procurando o que já foi amplamente encontrado.

Antes de entrar a fundo como fazer a declaração sobre o problema de pesquisa você pode conferir como formatar as margens abnt para que seu TCC fique adequado com as normas e assim possa chegar ao tão sonhada nota 10.

Declaração sobre o problema de pesquisa

Qual é o problema de pesquisa? Um problema de pesquisa é definido como uma questão que precisa ser abordada. É descrito como uma falta de conhecimento sobre um problema ou problema específico. Um problema de pesquisa funcional ajuda a preencher a lacuna de conhecimento em uma área que pode levar a mais pesquisas. Uma declaração precisa do problema o ajudará a identificar o motivo do projeto de pesquisa.

Características de uma declaração do problema de pesquisa

Eis as características de uma declaração de problema de pesquisa:

  • Tem de preencher a lacuna de conhecimentos.
  • Deve ser significativo, na medida em que contribua positivamente para a pesquisa
  • Deve contribuir para a continuação da pesquisa
  • Com os dados recolhidos, deve compreender claramente o problema
  • Deve ser do interesse do pesquisador e adequar-se ao seu tempo, conhecimentos, competências e recursos
  • A abordagem de resolução de problemas deve ser ética.
  • Podem ser aplicados métodos de pesquisa habituais
Elementos a considerar

Um problema de pesquisa tem os seguintes elementos:

Consumidores de pesquisa: Um grupo de pessoas, ou grupos de pessoas, precisa ter uma dificuldade ou enfrentar um problema. A pesquisa pode fazer parte desse grupo que enfrenta o problema. Todos os outros que enfrentam o problema, mas não incluídos na pesquisa, são os consumidores da pesquisa.

Objetivo da pesquisa do consumidor: O pesquisador do consumidor tem que enfrentar um problema ou tem que resolver um problema. Se não houver problema, então não pode haver base para conduzir a pesquisa. Meios alternativos de realização: Sempre tenha um plano B ao lidar com um problema de pesquisa de mercado. Isso significa que o pesquisador deve ter pelo menos dois meios ou linhas de ação para atingir o objetivo da pesquisa.

Se não houver escolha ou meios alternativos para atingir o objetivo da pesquisa, o pesquisador não pode ter um problema. Dúvidas sobre a escolha de alternativas: Ter uma alternativa para atingir o objetivo da pesquisa é apenas parte do problema. Ambos os meios devem ser tais que o pesquisador tenha dúvidas sobre a melhor aproximação entre os dois. Isso realmente torna a busca mais correta.

Deve haver mais de um ambiente: É imperativo que o problema exista em mais de um ambiente. Pode haver momentos em que a mudança de fatores ambientais mitiga o problema. Um pesquisador pode ter dúvidas sobre os remédios mais eficazes no Ambiente A, mas pode não ter tantas dúvidas sobre o Ambiente B.

Passo a passo para formulação do problema de pesquisa

Aqui estão os cinco passos básicos para formular um problema de pesquisa:

1 – Identificar a área de pesquisa: Comece sua pesquisa identificando uma ampla área de pesquisa com base em seu interesse, experiência, profissão, experiência e conhecimento. Esta área deve ter algum significado em relação ao seu interesse e experiência. Por exemplo, um pesquisador que estuda educação física pode escolher campos como futebol, hóquei e beisebol. Essas são as áreas mais amplas que podem ser divididas em diferentes tópicos de pesquisa para definir estratégias de marketing.

2 – Dividir a área em sub-áreas: Depois de decidir sobre uma ampla área de estudo, mergulhe em um tópico específico que seja gerenciável e pesquisável. Para fazer isso, divida a área ampla em sub-áreas e selecione um tópico específico. Por exemplo, se sua área ampla é futebol, ela pode ser dividida nas seguintes subcategorias:

  • Perfil dos jogadores de futebol
  • Perfil dos clubes de futebol
  • Nível dos clubes de futebol
  • Impacto do clube na cidade
  • Áreas geradoras de receitas
  • Patrocinadores dos clubes de fute

3 – Escolha uma sub-área: Por questões de tempo e financeiras, não é possível estudar todas as subáreas. Portanto, escolha uma sub-área que lhe interesse e que seja gerenciável e sustentável para você. A área selecionada deve ter algum significado de pesquisa e ser relevante para sua experiência em pesquisa.

4 – Formule questões de pesquisa: Depois de decidir sobre uma sub-área específica, pense nas áreas que você deve explorar e explorar. Comece escrevendo as questões-chave que você considera importantes para o estudo de pesquisa. Muitas perguntas podem surgir, mas limite-se e selecione as mais importantes e eficazes. A duração da pesquisa depende do número de perguntas que você faz. Escolha as perguntas com base na duração esperada da sua pesquisa.

5 – Defina os objetivos de pesquisa: Você deve traçar um plano sobre os objetivos de pesquisa que precisa investigar. Os objetivos do estudo de pesquisa ajudam a identificar as questões de pesquisa. Há uma diferença entre a pergunta de pesquisa e o objetivo de pesquisa. A diferença está na ortografia. As perguntas de pesquisa geralmente têm um tom de questionamento. Por outro lado, os objetivos da pesquisa são orientados a objetivos. Isso inclui termos como examinar, pesquisar, explorar e descobrir.

Wellington Aquino:

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