ABNT

Guia completo de formatação de trabalhos acadêmicos

As normas ABNT são um conjunto de regras que estabelecem formatações específicas para trabalhos acadêmicos. Aprenda a formatar seu trabalho de forma correta.

Índice

Toggle

As normas da ABNT são regras que padronizam diversas questões na sociedade, inclusive a produção de trabalhos acadêmicos, que é o nosso foco cá 🙂 

Eu sei que a reputação das regras da ABNT não é das melhores. De veste, são muitas regras e muitos detalhes. 

Mas, existem alguns caminhos que podem facilitar esse trajectória.

Logo, vamos lá. Esse é um guia sobre todos os aspectos que você precisa saber para iniciar a formatar seu trabalho nas normas da ABNT. Vem cá saber.

O que é ABNT?

A ABNT é a {{sigla}} da Associação Brasileira de Normas Técnicas, uma entidade privada e sem fins lucrativos, responsável por cuidar das diferentes normatizações do país.

Ou seja, a ABNT estuda e propõe formas de sistematizar processos acadêmicos, tecnológicos, industriais e de produção de serviços. 

O objetivo médio da ABNT é fornecer insumos ao desenvolvimento tecnológico e científico do Brasil, a partir da padronização das técnicas. 

De onde vem a ABNT?

É universal que as pessoas relacionem a ABNT exclusivamente às normas textuais e acadêmicas. Mas a história não é muito assim.

O surgimento da ABNT, em 1940, veio da premência de estudar e de padronizar o uso do concreto armado. Depois que a ABNT criou as normas para esse mercado, foram expandindo para outras áreas da indústria.

A partir de 1950 a ABNT passou a atuar na avaliação de conformidade também, através de programas de certificação de produtos, sistemas e rotulagem ambiental.

Principais normas da ABNT

O conjunto de normas, que também podemos invocar de regras da ABNT tem uma lista bastante extensa. Logo, sempre que precisamos consultar alguma regra específica, precisamos verificar a sua NBR específica. 

NBR 14724 – Trabalho Acadêmico

A NBR 14724 estabelece os princípios gerais para construção de trabalhos acadêmicos (teses, dissertações, TCC, monografias e outros). Seu foco está na apresentação dos elementos para bancas, comissões, especialistas, etc.

NBR 10520 – Citações

Já a norma NBR 10520 discorre sobre uma vez que devem ser apresentadas as citações a outras fontes em trabalhos acadêmicos.

NBR 6022 – Artigos científicos impressos

A NBR 6022 apresenta os princípios para apresentação de artigos científicos em publicações periódicas.

NBR 6023 – Referências

A NBR 6023 descreve quais elementos devem ser incluídos em cada tipo de referência bibliográfica. Essa norma é bastante extensa e deve ser examinada com zelo, porque pode levar a diversas interpretações.

NBR 6027 – Sumário

Já a NBR 6027  especifica os princípios gerais para apresentação de sumário em qualquer tipo de documento.

NBR 6028 – Resumo e Abstract

A NBR 6028 Estabelece os requisitos para apresentação e elaboração de resumos. 

NBR 6024 – Numeração progressiva das seções

A NBR 6024 define um sistema de numeração progressiva das seções de um documento. Aplica-se a todos os tipos de documento, com exceção dos que possuem sistema de numeração próprio ou não necessitem de numeração.

NBR 6034 – Índice

Apresenta os princípios para elaboração e para apresentação de índices.

NBR 15287 – Projeto de pesquisa

A NBR 15287 apresenta os princípios para elaboração e apresentação de projetos de pesquisas.

É importante expressar que as regras da ABNT são recomendações normativas. Isso significa que há espaço para personalizações e especificações. O que é bastante universal nas instituições de ensino que, por exemplo, estabelecem suas próprias regras aos trabalhos acadêmicos. 

NBR 5892 – Datas de um documento ou evento

A NBR 5892 estabelece requisitos claros e objetivos para prometer a correta indicação de uma data no trabalho.

Estrutura do trabalho acadêmico ABNT

As regras da ABNT estabelecem uma estrutura básica para seu trabalho que compreende os elementos pré-textuais, os textuais e os pós-textuais:

Elementos pré-textuais da estrutura de um trabalho acadêmico

Os elementos pré-textuais são aqueles que antecedem o cerne da pesquisa em si.

De forma universal, exclusivamente a capote, a folha de rosto, o resumo (e o abstract) e o sumário são elementos pré-textuais obrigatórios.

Confira uma breve explicação sobre cada um elemento desses:

Capa

A capa é o primeiro elemento obrigatório da estrutura de um trabalho acadêmico e serve para apresentar e identificar a pesquisa.

Para te facilitar, preparamos um modelo de capa, com toda formatação nas normas da ABNT.

A ABNT NBR 14724 estabelece que é necessário que a capote compreenda nessa ordem:

Nome da instituição de ensino

Formatação:
  • Alinhamento concentrado
  • Manadeira Times New Roman ou Arial
  • Tamanho da letra 12
  • Letras maiúsculas e sem destaque
  • As margens devem ser de 3 cm superior e esquerda e 2 cm subordinado e direita.

Nome do curso

Formatação:
  • Alinhamento concentrado
  • Manadeira Times New Roman ou Arial
  • Tamanho da letra 12
  • Letras maiúsculas e sem destaque
  • As margens devem ser de 3 cm superior e esquerda e 2 cm subordinado e direita.

Nome do responsável ou autora do trabalho

Formatação:
  • Alinhamento concentrado
  • Manadeira Times New Roman ou Arial
  • Tamanho da letra 12
  • Letras maiúsculas e sem destaque
  • As margens devem ser de 3 cm superior e esquerda e 2 cm subordinado e direita.

Título do trabalho

O título do trabalho é fundamental para apresentar o tema do seu trabalho.

Formatação:
  • Alinhamento concentrado
  • Fonte Times New Roman ou Arial
  • Tamanho da letra 12
  • Letras maiúsculas e em negrito
  • As margens devem ser de 3 cm superior e esquerda e 2 cm subordinado e direita.

Subtítulo

Formatação:
  • Alinhamento concentrado
  • Fonte Times New Roman ou Arial
  • Tamanho da letra 12
  • Letras maiúsculas e sem destaque
  • As margens devem ser de 3 cm superior e esquerda e 2 cm subordinado e direita.

Número de volumes

Formatação:
  • Alinhamento concentrado
  • Fonte Times New Roman ou Arial
  • Tamanho da letra 12
  • Letras maiúsculas e sem destaque
  • As margens devem ser de 3 cm superior e esquerda e 2 cm subordinado e direita.
Lugar da instituição de ensino
Formatação:
  • Alinhamento concentrado
  • Manadeira Times New Roman ou Arial
  • Tamanho da letra 12
  • Letras maiúsculas e sem destaque
  • As margens devem ser de 3 cm superior e esquerda e 2 cm subordinado e direita.
Data da entrega do trabalho
Formatação:
  • Alinhamento concentrado
  • Manadeira Times New Roman ou Arial
  • Tamanho da letra 12
  • Letras maiúsculas e sem destaque
  • As margens devem ser de 3 cm superior e esquerda e 2 cm subordinado e direita.

Folha de rosto

A folha de rosto – ou contracapa, é um elemento pré-textual obrigatório. Ela deve vir logo em seguida à capote.

Nome do responsável ou da autora do trabalho
Formatação:
  • Alinhamento concentrado
  • Manadeira Times New Roman ou Arial
  • Tamanho da letra 12
  • Letras maiúsculas e sem destaque
Título do trabalho
Formatação:
  • Alinhamento concentrado
  • Manadeira Times New Roman ou Arial
  • Tamanho da letra 12
  • Exclusivamente as iniciais devem ser em letras maiúsculas
  • Em negrito
  • Caso tenha subtítulo, ele deve ser separado do título por dois pontos, em letras minúsculas e sem destaque.
Natureza e objetivo do trabalho
Formatação:
  • De forma universal, exige-se alinhamento justificado
  • Recuo da margem esquerda do parágrafo para a marca de 7,5 centímetros.
  • Manadeira Times New Roman ou Arial
  • Tamanho da letra 12
  • Sem destaque
Nome do orientador ou orientadora
Formatação:
  • Alinhamento justificado
  • Manadeira Times New Roman ou Arial
  • Letras minúsculas, exceto nomes próprios
  • Sem destaque
  • Tamanho da letra 12
Cidade e data de entrega do trabalho
Formatação:
  • Alinhamento concentrado
  • Manadeira Times New Roman ou Arial
  • Sem destaque
  • Letras maiúsculas
  • Tamanho da letra 12

Dedicatória

A dedicatória é um item opcional na estrutura de um trabalho acadêmico.

Formatação:
  • O texto precisa estar recuado em 8 centímetros em relação à margem esquerda.
  • O alinhamento deve ser justificado.
  • Deve localizar-se próxima ao rodapé. A última traço da dedicatória deve ser a última traço provável da página.
  • A dedicatória precisa ser curta. O recomendado é que não ultrapasse 5 linhas.

Agradecimentos

Os agradecimentos também são opcionais no trabalho acadêmico.

Formatação:
  • Os agradecimentos devem vir em seguida à dedicatória, em uma folha específica para isso.
  • O título agradecimentos deve ser concentrado, em letras maiúsculas, com ou sem destaque.
  • O texto seguinte deve ser em manancial Times ou Arial, tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5 e alinhamento justificado.

Título

A título é um pequeno texto, escrito em prosa ou em verso, em que são colocadas citações ou pensamentos que fazem sentido para o trabalho.

Formatação:
  • Manadeira em tamanho 10 (Arial) ou 12 (Times New Roman).
  • Espaçamento entre linhas 1,5 cm.
  • Alinhamento justificado com 7,5 cm de recuo da margem esquerda.
  • Citação em itálico.
  • Nome do responsável entre parênteses e desempenado à direita.
  • A título fica no final da página e não deve ser indicado um título “título”.

Resumo e abstract

O resumo e o abstract são os cartões de visitante da pesquisa do trabalho. Junto ao título, são responsáveis por despertar ou não o interesse do leitor em ler sua pesquisa.

Formatação:
  • O titulo do resumo deve respeitar  ser em manancial Arial ou Times New Roman. O tamanho da manancial deve ser 12, todo em maiúsculo com negrito e o alinhamento do texto deve ser concentrado.
  • Ao longo do texto, a manancial deve ser tamanho 12 e sem recuo na primeira traço do parágrafo. O espaçamento entre linhas deve ser simples.
  • As palavras-chave devem ser separadas do texto por um espaço de 1,5 entre linhas e as palavras precisam ser separadas por um espaço e ponto e vírgula.
  • O resumo e o abstract devem variar entre 100 e 500 palavras (dependendo do tipo de trabalho e de suas exigências específicas, 100 para artigos e 150 para TCC), todas em um único parágrafo, sem quebra do texto
  • O texto deve ser escrito na 3ª pessoa do um, com verbo na voz ativa.
  • Não use citações bibliográficas e evite abreviações.

Lista de ilustrações

É um elemento opcional na estrutura de um trabalho. A lista deve relacionar-se às ilustrações que estão no texto.

Lista de tabelas

A lista de tabelas também é um elemento opcional. Ela deve ser elaborada de negócio com a ordem das tabelas apresentadas no texto.

Lista de abreviações e siglas

A lista de abreviações e siglas também não é um elemento obrigatório. Ela consiste, de forma universal, na relação em ordem alfabética das abreviaturas e das siglas do texto, seguidas dos correspondentes significados por extenso.

Recomenda-se que sejam feitas uma lista  para abreviações e outra lista para as siglas.

Lista de símbolos

Assim uma vez que as demais listas, a lista de símbolos também é opcional. Ela deve ser elaborada conforme a ordem que os símbolos são apresentados no texto e trazerem seu respectivo significado.

Sumário

O sumário serve para organizar o texto do trabalho acadêmico e facilitar a leitura e a pesquisa.

Em linhas gerais, o sumário é a relação dos capítulos e das seções do trabalho, na ordem em que aparecem, incluindo a numeração do título ou capítulo ou seção e o número da página em que estão.

O sumário é o último elemento pré-textual do TCC. Ou seja, deve vir antes da introdução do trabalho.

Deve sofrear um esquema para a subordinação dos itens que o compõem, tanto em relação à formatação, quanto em relação à numeração. Ou seja, se o título de um capítulo estiver em letras maiúsculas, também deve estar em letras maiúsculas no sumário. A numeração também deve obedecer a mesma lógica.

No sumário não devem ser listados os elementos pré-textuais, uma vez que resumo, abstract, dedicatória, agradecimentos e título.

Formatação do texto:
  • O título deve ser concentrado; a lista dos capítulos e subcapítulos deve ser desempenado à esquerda
  • Manadeira Times New Roman ou Arial
  • Espaçamento entre linhas 1,5
  • Tamanho da manancial: 12

Elementos textuais da estrutura de um trabalho acadêmico

Os elementos textuais concentram a troço importante do trabalho acadêmico: a introdução, o desenvolvimento e as considerações finais.

Introdução

A introdução é a primeira troço do texto do seu trabalho.  De forma resumida, serve para apresentar um quadro universal da pesquisa.

Logo, é importante apresentar, à primeira vista, o tema e o problema de pesquisa. Você também deve, de maneira breve, descrever os motivos para justificar a realização da sua pesquisa. Além de esclarecer os objetivos e a metodologia do trabalho.

Por termo, é interessante que apresente a estrutura dos capítulos da pesquisa.

Desenvolvimento

Em seguida, passa-se ao desenvolvimento da pesquisa. O desenvolvimento é, em linhas gerais, a troço importante da pesquisa, visto que é nesse tópico que ela é exposta com maior aprofundamento.

Fundamentação teórica

Você deve apresentar a fundamentação teórica da pesquisa, isto é, o embasamento teórico do trabalho. A fundamentação é feita com base em outras pesquisas, livros, textos que serviram para edificar as ideias.

Lembre-se, nesse ponto, que todas a autoria de todas as fontes deve ser devidamente creditada, através de citações e das referências.

Desfecho

A desenlace deve ser fundamentada no texto de seu trabalho, devendo sofrear deduções lógicas que correspondam aos objetivos da pesquisa.

Elementos pós-textuais da estrutura de um trabalho acadêmico

Dentre todos os elementos pós-textuais, exclusivamente as referências bibliográficas são obrigatórias.

Referências

As referências bibliográficas servem para dar crédito às citações e bases teóricas. Por essa razão, é um elemento obrigatório da estrutura de um trabalho acadêmico, principalmente para evitar que se cometa plágio.

Anexos e apêndices

Os apêndices e os anexos são elementos pós-textuais, que complementam o texto da pesquisa. De forma universal, eles não se conectam com o texto do trabalho, mas também são relevantes à pesquisa.

A diferença entre eles é que: enquanto os apêndices são materiais elaborados pelo próprio responsável, os anexos são elaborados por outras pessoas.

A paginação dos anexos continua a do texto. Os anexos são numerados com algarismos arábicos, seguidos dos títulos.

Formatação nas regras da ABNT

Existem ainda outros detalhes nas normas da ABNT, uma vez que as margens e a numeração das páginas. 

Margens e sentimento nas regras ABNT

As normas ABNT definem que as páginas dos trabalhos acadêmicos devem ter margens superior e esquerda de 3 cm e margens subordinado e direita de 2 cm.

Segundo as regras, o trabalho deve ser impresso em papel A4, em exclusivamente um dos lados da folha e em tinta preta.

As demais cores devem ser utilizadas somente para ilustrações, fotos e tabelas que seu trabalho possa ter. 

Posteriormente a sentimento, o trabalho deve ser encadernado com mola lesma e com capas plásticas, sendo a primeira branca e transparente e a última, preta e opaca.

Número de páginas na ABNT

A numeração das páginas dos trabalhos acadêmicos sempre gera dúvidas entre os estudantes, porque a página que começa a descrição não leva o número. 

Deste modo, as folhas do trabalho devem ser contadas de forma sequencial, a partir da folha de rosto que é a folha de número 1. 

Porém, a numeração deve ser inserida exclusivamente a partir da primeira folha da troço textual do trabalho, ou seja exclusivamente na introdução. 

A numeração deve ser em algarismos arábicos e no esquina superior recta da folha, a 2 cm da margem superior. 

Atualização: Normas ABNT 2023

O que mudou?

Com a atualização da ABNT em 2023, ocorreu algumas mudanças na formatação de citações.

Olha só:

Responsável-data sem caixa subida

Até esse ano, a norma de citação da ABNT seguia o padrão autor-data em caixa subida, isso foi transtornado com a atualização de 2023.

Agora, o padrão autor-data segue existindo, mas sem caixa subida, ou seja, o sobrenome do responsável terá exclusivamente a inicial em maiúsculo.

Antes:

  • (ROSA, 2010).
  • (ROSA; RAYMUNDO, 2008, p. 131).

Agora:

  • (Rosa, 2010).
  • (Rosa; Raymundo, 2008, p. 131).

Mas preste atenção, essa regra vale exclusivamente para citações no texto. Na lista de referências que vem lá no final do trabalho, o nome do responsável (a) continua sendo todo em caixa subida.

Citação: (Bourdieu, 1997, p. 10).

Referência: BOURDIEU, P. Sobre a televisão. Rio de Janeiro: Zahar, 1997.

Citação de pessoa jurídica

Para reportar uma instituição você precisa utilizar o seu nome completo — em maiúsculo e minúsculo — ou a {{sigla}} em maiúsculo.

Por exemplo:

  • (Ordem dos Advogados do Brasil, 2020) ou (OAB, 2020).
  • (Universidade de São Paulo, 2023) ou (USP, 2023).

Expressões latinas em itálico

Algumas expressões em latim são usadas durante a escrita acadêmica, uma vez que apud, ibidem, et al, entre outras. 

Até portanto, não havia uma norma clara da ABNT sobre uma vez que diferenciar essas expressões no texto.

No entanto, com a atualização de 2023, a ABNT estabelece que as expressões em latim devem ser usadas em itálico. 

Por exemplo:

  • (Adorno; Horkheimer, 1947 apud Mazzetti, 2008, p. 259).

et al. para citação de manancial com mais de três autores

Se a manancial que você for reportar tiver mais de 3 autores ou mais você deve descrever o sobrenome do primeiro responsável e em seguida utilizar a frase et al. que indica “e outros”.

Antes:

  • (Araújo; Magnus; Selbach; Debastiani; Handke, 2021).

Agora:

  • (Araújo et al., 2021).

Recuo em citação direta longa (opcional)

Citações diretas com mais de três linhas precisavam de um recuo de 4cm no texto. Agora, com a atualização da norma, esse recuo passa a ser uma recomendação e não mais uma obrigação. 

Mas, o recuo de 4cm segue sendo recomendado, e o tamanho da manancial para citações diretas longas deve ser menor (tamanho 10 ou 11).

Citação direta de manancial sem paginação

A revisão das regras ABNT tem uma vez que objetivo escoltar também as mudanças no mundo científico.

Nos últimos anos, vem crescendo significativamente a leitura por meio do dedo, através de e-books, por exemplo. Esses arquivos, no entanto, nem sempre possuem uma paginação, o que gerava preocupação na hora de citá-los.

As normas ABNT 2023 flexibilizam a exigência de paginação, recomendando que, em casos uma vez que esses, você possa indicar a localização da citação.

Por exemplo, para reportar o trecho de um texto de Kindle sem paginação:

  • (Cavalcanti, 2018, lugar 27).

Mas zelo, essa flexibilização deve ser usada exclusivamente para fontes sem paginação. Para as demais fontes, em citações diretas continue sempre colocando o número da página de onde você retirou o trecho.

Grifo ou tradução de fontes citadas

Em citações diretas que você destacou uma troço do trecho — com negrito, itálico ou sublinhado — a citação deve vir seguida de “grifo nosso” ou “grifo próprio”.

Por exemplo:

  • “Um dos grandes dilemas da Ensino no Brasil passa pela sua democratização, no que tange à universalização de vagas em seus níveis e modalidades, e requer, além do chegada, permanência com qualidade” (Lima, 2009, p. 18, grifo nosso).

Já no caso de você ter realizado a tradução de em trecho que estava em outro linguagem, a citação deve vir acompanhada de “tradução nossa” ou “tradução própria”.

Pontuação no final da frase

Ponto final deve ser usado no final da frase, ou seja, em seguida a citação, e não no final da citação.

Olha só:

  • Portanto, “as reuniões de trabalho realizadas presencialmente foram migradas para a forma on-line, por videoconferência” (Kraemer et al., 2022, p. 11).

Formatação automática nas normas da ABNT

Formatar corretamente o seu trabalho é um passo fundamental para prometer adequação aos padrões científicos.

Porém, sabemos que essa tarefa não é tão simples, né?

Por isso, Regras ABNT tem as ferramentas que você precisa para deixar sua vida acadêmica mais ligeiro! 😉

Assim, você não precisa se preocupar com os detalhes exigidos pela ABNT e pode destinar seu tempo para o que realmente importa: pesquisar e desenvolver o texto do seu trabalho.

Inclusive, você pode iniciar seu texto a partir de um modelo de trabalho – seja um TCC, uma monografia, dissertação e até tese.

Wellington Aquino

View Comments

Recent Posts

Por que as normas ABNT são pagas e como acessá-las

As normas técnicas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). São documentos que estabelecem os…

16 horas ago

Como aplicar métodos comparativos em trabalhos acadêmicos

Os métodos comparativos são uma técnica amplamente utilizada em trabalhos acadêmicos e científicos para comparar…

17 horas ago

Como aplicar as normas ABNT em trabalhos acadêmicos

Normas ABNT são um conjunto de regras e orientações técnicas criadas pela Associação Brasileira de…

17 horas ago

Como a iniciação científica contribui para a produção de artigos científicos

A vida universitária consiste em muito mais do que cumprir as disciplinas em sala de…

17 horas ago

Diferenças entre lato sensu e stricto sensu

As exigências do mercado de trabalho exigem cada vez mais uma melhor formação dos candidatos…

18 horas ago

Como evitar erros de oratória na apresentação do TCC

Um dos maiores pesadelos dos alunos é errar na hora de apresentar a tese. A…

1 dia ago