As normas ABNT são um conjunto de regras que estabelecem formatações específicas para trabalhos acadêmicos. Aprenda a formatar seu trabalho de forma correta.
As normas da ABNT são regras que padronizam diversas questões na sociedade, inclusive a produção de trabalhos acadêmicos, que é o nosso foco cá 🙂
Eu sei que a reputação das regras da ABNT não é das melhores. De veste, são muitas regras e muitos detalhes.
Mas, existem alguns caminhos que podem facilitar esse trajectória.
Logo, vamos lá. Esse é um guia sobre todos os aspectos que você precisa saber para iniciar a formatar seu trabalho nas normas da ABNT. Vem cá saber.
A ABNT é a {{sigla}} da Associação Brasileira de Normas Técnicas, uma entidade privada e sem fins lucrativos, responsável por cuidar das diferentes normatizações do país.
Ou seja, a ABNT estuda e propõe formas de sistematizar processos acadêmicos, tecnológicos, industriais e de produção de serviços.
O objetivo médio da ABNT é fornecer insumos ao desenvolvimento tecnológico e científico do Brasil, a partir da padronização das técnicas.
É universal que as pessoas relacionem a ABNT exclusivamente às normas textuais e acadêmicas. Mas a história não é muito assim.
O surgimento da ABNT, em 1940, veio da premência de estudar e de padronizar o uso do concreto armado. Depois que a ABNT criou as normas para esse mercado, foram expandindo para outras áreas da indústria.
A partir de 1950 a ABNT passou a atuar na avaliação de conformidade também, através de programas de certificação de produtos, sistemas e rotulagem ambiental.
O conjunto de normas, que também podemos invocar de regras da ABNT tem uma lista bastante extensa. Logo, sempre que precisamos consultar alguma regra específica, precisamos verificar a sua NBR específica.
A NBR 14724 estabelece os princípios gerais para construção de trabalhos acadêmicos (teses, dissertações, TCC, monografias e outros). Seu foco está na apresentação dos elementos para bancas, comissões, especialistas, etc.
Já a norma NBR 10520 discorre sobre uma vez que devem ser apresentadas as citações a outras fontes em trabalhos acadêmicos.
A NBR 6022 apresenta os princípios para apresentação de artigos científicos em publicações periódicas.
A NBR 6023 descreve quais elementos devem ser incluídos em cada tipo de referência bibliográfica. Essa norma é bastante extensa e deve ser examinada com zelo, porque pode levar a diversas interpretações.
Já a NBR 6027 especifica os princípios gerais para apresentação de sumário em qualquer tipo de documento.
A NBR 6028 Estabelece os requisitos para apresentação e elaboração de resumos.
A NBR 6024 define um sistema de numeração progressiva das seções de um documento. Aplica-se a todos os tipos de documento, com exceção dos que possuem sistema de numeração próprio ou não necessitem de numeração.
Apresenta os princípios para elaboração e para apresentação de índices.
A NBR 15287 apresenta os princípios para elaboração e apresentação de projetos de pesquisas.
É importante expressar que as regras da ABNT são recomendações normativas. Isso significa que há espaço para personalizações e especificações. O que é bastante universal nas instituições de ensino que, por exemplo, estabelecem suas próprias regras aos trabalhos acadêmicos.
A NBR 5892 estabelece requisitos claros e objetivos para prometer a correta indicação de uma data no trabalho.
As regras da ABNT estabelecem uma estrutura básica para seu trabalho que compreende os elementos pré-textuais, os textuais e os pós-textuais:
Os elementos pré-textuais são aqueles que antecedem o cerne da pesquisa em si.
De forma universal, exclusivamente a capote, a folha de rosto, o resumo (e o abstract) e o sumário são elementos pré-textuais obrigatórios.
Confira uma breve explicação sobre cada um elemento desses:
A capa é o primeiro elemento obrigatório da estrutura de um trabalho acadêmico e serve para apresentar e identificar a pesquisa.
Para te facilitar, preparamos um modelo de capa, com toda formatação nas normas da ABNT.
A ABNT NBR 14724 estabelece que é necessário que a capote compreenda nessa ordem:
O título do trabalho é fundamental para apresentar o tema do seu trabalho.
A folha de rosto – ou contracapa, é um elemento pré-textual obrigatório. Ela deve vir logo em seguida à capote.
A dedicatória é um item opcional na estrutura de um trabalho acadêmico.
Os agradecimentos também são opcionais no trabalho acadêmico.
A título é um pequeno texto, escrito em prosa ou em verso, em que são colocadas citações ou pensamentos que fazem sentido para o trabalho.
O resumo e o abstract são os cartões de visitante da pesquisa do trabalho. Junto ao título, são responsáveis por despertar ou não o interesse do leitor em ler sua pesquisa.
É um elemento opcional na estrutura de um trabalho. A lista deve relacionar-se às ilustrações que estão no texto.
A lista de tabelas também é um elemento opcional. Ela deve ser elaborada de negócio com a ordem das tabelas apresentadas no texto.
A lista de abreviações e siglas também não é um elemento obrigatório. Ela consiste, de forma universal, na relação em ordem alfabética das abreviaturas e das siglas do texto, seguidas dos correspondentes significados por extenso.
Recomenda-se que sejam feitas uma lista para abreviações e outra lista para as siglas.
Assim uma vez que as demais listas, a lista de símbolos também é opcional. Ela deve ser elaborada conforme a ordem que os símbolos são apresentados no texto e trazerem seu respectivo significado.
O sumário serve para organizar o texto do trabalho acadêmico e facilitar a leitura e a pesquisa.
Em linhas gerais, o sumário é a relação dos capítulos e das seções do trabalho, na ordem em que aparecem, incluindo a numeração do título ou capítulo ou seção e o número da página em que estão.
O sumário é o último elemento pré-textual do TCC. Ou seja, deve vir antes da introdução do trabalho.
Deve sofrear um esquema para a subordinação dos itens que o compõem, tanto em relação à formatação, quanto em relação à numeração. Ou seja, se o título de um capítulo estiver em letras maiúsculas, também deve estar em letras maiúsculas no sumário. A numeração também deve obedecer a mesma lógica.
No sumário não devem ser listados os elementos pré-textuais, uma vez que resumo, abstract, dedicatória, agradecimentos e título.
Os elementos textuais concentram a troço importante do trabalho acadêmico: a introdução, o desenvolvimento e as considerações finais.
A introdução é a primeira troço do texto do seu trabalho. De forma resumida, serve para apresentar um quadro universal da pesquisa.
Logo, é importante apresentar, à primeira vista, o tema e o problema de pesquisa. Você também deve, de maneira breve, descrever os motivos para justificar a realização da sua pesquisa. Além de esclarecer os objetivos e a metodologia do trabalho.
Por termo, é interessante que apresente a estrutura dos capítulos da pesquisa.
Em seguida, passa-se ao desenvolvimento da pesquisa. O desenvolvimento é, em linhas gerais, a troço importante da pesquisa, visto que é nesse tópico que ela é exposta com maior aprofundamento.
Você deve apresentar a fundamentação teórica da pesquisa, isto é, o embasamento teórico do trabalho. A fundamentação é feita com base em outras pesquisas, livros, textos que serviram para edificar as ideias.
Lembre-se, nesse ponto, que todas a autoria de todas as fontes deve ser devidamente creditada, através de citações e das referências.
A desenlace deve ser fundamentada no texto de seu trabalho, devendo sofrear deduções lógicas que correspondam aos objetivos da pesquisa.
Dentre todos os elementos pós-textuais, exclusivamente as referências bibliográficas são obrigatórias.
As referências bibliográficas servem para dar crédito às citações e bases teóricas. Por essa razão, é um elemento obrigatório da estrutura de um trabalho acadêmico, principalmente para evitar que se cometa plágio.
Os apêndices e os anexos são elementos pós-textuais, que complementam o texto da pesquisa. De forma universal, eles não se conectam com o texto do trabalho, mas também são relevantes à pesquisa.
A diferença entre eles é que: enquanto os apêndices são materiais elaborados pelo próprio responsável, os anexos são elaborados por outras pessoas.
A paginação dos anexos continua a do texto. Os anexos são numerados com algarismos arábicos, seguidos dos títulos.
Existem ainda outros detalhes nas normas da ABNT, uma vez que as margens e a numeração das páginas.
As normas ABNT definem que as páginas dos trabalhos acadêmicos devem ter margens superior e esquerda de 3 cm e margens subordinado e direita de 2 cm.
Segundo as regras, o trabalho deve ser impresso em papel A4, em exclusivamente um dos lados da folha e em tinta preta.
As demais cores devem ser utilizadas somente para ilustrações, fotos e tabelas que seu trabalho possa ter.
Posteriormente a sentimento, o trabalho deve ser encadernado com mola lesma e com capas plásticas, sendo a primeira branca e transparente e a última, preta e opaca.
A numeração das páginas dos trabalhos acadêmicos sempre gera dúvidas entre os estudantes, porque a página que começa a descrição não leva o número.
Deste modo, as folhas do trabalho devem ser contadas de forma sequencial, a partir da folha de rosto que é a folha de número 1.
Porém, a numeração deve ser inserida exclusivamente a partir da primeira folha da troço textual do trabalho, ou seja exclusivamente na introdução.
A numeração deve ser em algarismos arábicos e no esquina superior recta da folha, a 2 cm da margem superior.
Com a atualização da ABNT em 2023, ocorreu algumas mudanças na formatação de citações.
Olha só:
Até esse ano, a norma de citação da ABNT seguia o padrão autor-data em caixa subida, isso foi transtornado com a atualização de 2023.
Agora, o padrão autor-data segue existindo, mas sem caixa subida, ou seja, o sobrenome do responsável terá exclusivamente a inicial em maiúsculo.
Antes:
Agora:
Mas preste atenção, essa regra vale exclusivamente para citações no texto. Na lista de referências que vem lá no final do trabalho, o nome do responsável (a) continua sendo todo em caixa subida.
Citação: (Bourdieu, 1997, p. 10).
Referência: BOURDIEU, P. Sobre a televisão. Rio de Janeiro: Zahar, 1997.
Para reportar uma instituição você precisa utilizar o seu nome completo — em maiúsculo e minúsculo — ou a {{sigla}} em maiúsculo.
Por exemplo:
Algumas expressões em latim são usadas durante a escrita acadêmica, uma vez que apud, ibidem, et al, entre outras.
Até portanto, não havia uma norma clara da ABNT sobre uma vez que diferenciar essas expressões no texto.
No entanto, com a atualização de 2023, a ABNT estabelece que as expressões em latim devem ser usadas em itálico.
Por exemplo:
Se a manancial que você for reportar tiver mais de 3 autores ou mais você deve descrever o sobrenome do primeiro responsável e em seguida utilizar a frase et al. que indica “e outros”.
Antes:
Agora:
Citações diretas com mais de três linhas precisavam de um recuo de 4cm no texto. Agora, com a atualização da norma, esse recuo passa a ser uma recomendação e não mais uma obrigação.
Mas, o recuo de 4cm segue sendo recomendado, e o tamanho da manancial para citações diretas longas deve ser menor (tamanho 10 ou 11).
A revisão das regras ABNT tem uma vez que objetivo escoltar também as mudanças no mundo científico.
Nos últimos anos, vem crescendo significativamente a leitura por meio do dedo, através de e-books, por exemplo. Esses arquivos, no entanto, nem sempre possuem uma paginação, o que gerava preocupação na hora de citá-los.
As normas ABNT 2023 flexibilizam a exigência de paginação, recomendando que, em casos uma vez que esses, você possa indicar a localização da citação.
Por exemplo, para reportar o trecho de um texto de Kindle sem paginação:
Mas zelo, essa flexibilização deve ser usada exclusivamente para fontes sem paginação. Para as demais fontes, em citações diretas continue sempre colocando o número da página de onde você retirou o trecho.
Em citações diretas que você destacou uma troço do trecho — com negrito, itálico ou sublinhado — a citação deve vir seguida de “grifo nosso” ou “grifo próprio”.
Por exemplo:
Já no caso de você ter realizado a tradução de em trecho que estava em outro linguagem, a citação deve vir acompanhada de “tradução nossa” ou “tradução própria”.
Ponto final deve ser usado no final da frase, ou seja, em seguida a citação, e não no final da citação.
Olha só:
Formatar corretamente o seu trabalho é um passo fundamental para prometer adequação aos padrões científicos.
Porém, sabemos que essa tarefa não é tão simples, né?
Por isso, Regras ABNT tem as ferramentas que você precisa para deixar sua vida acadêmica mais ligeiro! 😉
Assim, você não precisa se preocupar com os detalhes exigidos pela ABNT e pode destinar seu tempo para o que realmente importa: pesquisar e desenvolver o texto do seu trabalho.
Inclusive, você pode iniciar seu texto a partir de um modelo de trabalho – seja um TCC, uma monografia, dissertação e até tese.
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