Assuntos que mais caem no enem – Enem INEP

Você sabia que a redação do Enem pode ter um peso maior na pontuação final? Assim, quem escreve um texto com nota 1000 ou próxima da nota máxima pode se destacar, abrir as portas das melhores faculdades públicas, além de receber bolsas ou bolsas.

Então nada melhor do que se preparar para ser bom no corte de texto, certo? Pensando nisso, decidimos publicar este post. Aqui você vai entender como se preparar para a redação do Enem e se sair bem!

Quer saber como? Então continue lendo e confira as dicas imperdíveis para aprender tudo sobre a redação do Enem.

A redação do Enem deve ser redigida na estrutura dissertativa-argumentativa, com introdução, desenvolvimento e conclusão. O texto deve ter 30 linhas, com uma sugestão de intervenção, que pode ser uma crítica ou uma pergunta valorizando a reflexão.

Para isso, a banca atribui dois textos de apoio, um com linguagem verbal e outro sem linguagem verbal – Este último pode ser uma imagem, infográfico, caricatura, gráfico, etc.

Com textos de apoio, o candidato tem algum tipo de guia para escrever a redação, mas precisa praticar antes para se sair bem na época de exames , particularmente no que diz respeito aos padrões da língua portuguesa e questões de estrutura de texto.

Por que a redação do Enem é importante?

Em primeiro lugar, você deve saber que o peso da redação é maior do que o das outras disciplinas, o que é muito importante para obter a média da sua nota final. Por fim, a nota do Enem é calculada como a soma de todas as notas de cada prova, incluindo a redação, dividida por 5 (número de disciplinas relacionadas às disciplinas).

Dessa forma, quem conseguir se sair bem pode iniciar a produção do Texto agrega valor à nota final. Além disso, um dos critérios a serem incluídos nos programas assistenciais do governo federal é atingir com precisão uma média superior a 450 sem zerar a redação.

Sabendo que o processo seletivo via Sisu é uma Seleção com base no tem as melhores notas consegue uma vaga em uma universidade renomada, independente de ser federal ou estadual.

Então, escrever bem é uma espécie de passaporte para o ingresso na universidade. E são inúmeras as instituições privadas de ensino que concedem bolsas para quem se sai bem no Enem.

Como deve ser feita a redação do Enem?

A composição do Enem segue o padrão da língua portuguesa e também a estrutura de um texto dissertativo-argumentativo. Para isso, o candidato deve escrever uma introdução, desenvolvimento e conclusão.

Introdução
O primeiro parágrafo trata da apresentação do tema central e da tese a ser defendida. Você pode citar dados históricos, demonstrá-los ou assumir uma posição crítica.

Desenvolvimento
O desenvolvimento geralmente tem dois parágrafos de argumentos em apoio à posição central. Você pode dar exemplos, efeitos e causas, desdobramentos históricos, etc.

A dica é defender pontos de vista com bons argumentos sem escrever palavras arbitrárias na redação.

Conclusão
É o último parágrafo ou fechamento do texto. Nesse ponto, é importante manter a objetividade para não se perder. Apresente uma proposta de intervenção, ou seja, uma ação praticável sobre o problema em questão.

Outra dica básica é ser conciso, factual e direto no texto. Faça parágrafos curtos e leia tudo antes de passar por ele de forma ordenada, sempre procurando as correções necessárias.

O que não pode fazer na redação do Enem?

O Edital do Enem é muito claro nas regras. Caso não sejam seguidos, o candidato poderá ser penalizado. Aqui estão alguns pontos a serem lembrados.

O não cumprimento dessas diretrizes resultará em uma queda na classificação da carta:

  • Abuso de direitos humanos;
  • Coloquialismo;
  • Uso de gírias e palavrões;
  • Erros gramaticais ou de concordância;
  • Recuo ou pulo de linhas;
  • Escrita de texto fora de contexto;
  • Descumprimento da proposta de intervenção.

O que pode zerar a redação do Enem?

Além de conhecer os aspectos que podem rebaixar sua nota na redação do Enem 2022, é importante saber o que pode rebaixá-la. Veja:

  • Criar um texto que se desvie do tema central;
  • Escrever menos de oito linhas;
  • Copiar textos da proposta;
  • Escrever em outro idioma que não o português;
  • Entregar a folha em branco;
  • Fazer desenhos ao invés do texto;
  • Identificar-se de alguma forma, sejam iniciais, assinaturas ou iniciais.

Proposta de redação Enem

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos adquiridos durante sua formação, compor um texto dissertativo argumentativo em forma escrita formal em português sobre o tema das formas de combate à intolerância religiosa no Brasil e apresentar propostas de intervenções que respeitem os direitos humanos. Escolha, organize e vincule argumentos e fatos de forma coerente e coerente para defender seu ponto de vista.

Exemplo de redação Enem

A intolerância religiosa é um tema muito discutido atualmente. Políticas que priorizem a liberdade dos cidadãos devem ser pauta na legislação, reforçando ainda mais a necessidade de compreender as diferentes formas de manifestação religiosa.

Em um país nascido de uma mistura de etnias diferentes, é saudável entender essas diferenças e apostar na elaboração de projetos nessa área, e ainda fortalecer e consolidar a legislação sobre o assunto.

Embora a questão religiosa possa ser abordada pela mídia, é na escola que eles terão que discutir isso mais profundamente. Para isso, questões transversais que levem em consideração as diferenças religiosas precisam ser apresentadas pelos professores.

Outro ponto importante a ser discutido é a legislação e a atuação do poder executivo, para que o controle e a aplicação das leis sejam mais eficazes.< br>
Uma avaliação geral e um olhar mais atento à legislação do nosso país podem ser a solução para a redução da violência causada pela discriminação religiosa.

Associado a isso está a divulgação de projetos que levem essa área em consideração pode ser uma boa alternativa. Tudo isso para que em um futuro próximo possamos olhar para as diferenças e entender que isso deve nos unir ao invés de nos dividir.

9 Temas que podem cair na redação do Enem

Pandemia

Além do conceito de pandemia (uma doença infecciosa que se espalha pelo mundo), é importante entender os conceitos de endemia e epidemia. A primeira afeta apenas um lugar ou região. A segunda diz respeito ao surto de uma doença específica em várias regiões.

As consequências da pandemia, especialmente em termos de economia e saúde, são questões muito relevantes.

Racismo e Discriminação Social

O tema focou nos preconceitos relacionados a etnia, raça e classe social e incluiu a questão da superioridade entre os diferentes grupos sociais.

Desigualdade Social

As diferenças entre as diferentes classes sociais estão intimamente relacionadas à má distribuição de renda no país. É importante compreender as causas e consequências da desigualdade social.

Preconceito Linguístico

No Brasil, o preconceito linguístico diz respeito a diferentes formas de falar e está ligado ao conceito de superioridade.

Família Contemporânea

Este tópico refere-se a novos modelos de família e suas diversas configurações modernas. Um exemplo é a adoção de crianças por casais homossexuais.

Crise Mundial Econômica

Desde 2008, a crise financeira e econômica tomou conta de vários países ao redor do mundo. Trata-se do fechamento de bancos, da dívida externa crescente e da desigualdade crescente.

As dificuldades aumentaram com o surgimento da pandemia de Covid-19 e, mais recentemente, com a guerra na Ucrânia.

Política no Brasil

A crise política se agravou nos últimos anos. O país tem estado no centro de vários problemas, dos quais se destaca a corrupção. A instabilidade política leva inevitavelmente a efeitos muito prejudiciais na economia.

Guerra na Ucrânia

É importante estar atento aos motivos que levaram à guerra para entender o que era a União Soviética e entender as consequências das tensões entre Ucrânia e Rússia para o Brasil e o mundo.

Saúde Mental Pós-COVID

Uma das consequências da pandemia de Covid-19 é o aumento das doenças mentais. Além da pandemia, o uso excessivo das redes sociais tem impactado a saúde dos jovens.

Listra ABNT

COMPARTILHE:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp