Encceja 2023 – O que é o Encceja e para que serve?

haverá um exame para determinar seu nível de estudo, as inscrições são para pessoas que não conseguiram terminar seus estudos na idade certa.

Ao cursar o Enceja nacional gov br, o candidato conhecerá suas qualificações na vida familiar, convivendo com outras pessoas e se desenvolvendo no trabalho, podendo fazer o ensino médio e fundamental tanto aqui no Brasil quanto no certificado no exterior. Com algumas alterações na Portaria nº 468, de 3 de abril de 2017, as notas do ENEM não poderão mais ser utilizadas para fins de ensino médio e para certificados. Os interessados ​​devem escolher Elementar ou Intermediário, dependendo do nível de educação que desejam.

A inscrição no Encceja é gratuita e não obrigatória. Somente quem deseja a certificação pode participar. Para fazer o exame do ensino médio, o candidato deve ter pelo menos 15 anos de idade até a data marcada para o exame e 18 anos para o ensino fundamental. Familiarize-se com as disciplinas que compõem cada teste de acordo com o ensino que deseja certificar.

Ensino Fundamental:

  • Língua Portuguesa;
  • Língua Estrangeira Moderna;
  • Artes;
  • Educação Física;
  • Uma proposta de Redação;
  • Matemática;
  • Historia;
  • Geografia;
  • Ciências Naturais.

Ensino Médio (para os brasileiros residentes no exterior).

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e uma proposta de Redação;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

A Secretaria Estadual de Educação é responsável pela emissão dos documentos de certificação e as disciplinas foram estabelecidas de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) do currículo da Base Nacional Comum.

Qualquer interessado pode solicitar o resultado de sua utilização de uma ou mais áreas do conhecimento que tenham sido avaliadas, mesmo de edições anteriores do Encceja, incluindo aquelas realizadas no exterior e o Enem. Para poder apresentar esta candidatura, o candidato deve cumprir os critérios estabelecidos nos editais.

Fique ligado e não perca essa oportunidade. Muita sorte!

Resultado do Encceja 2022

Já está disponível para consulta o Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2022. Os arquivos foram publicados nesta segunda-feira (12) no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

No dia 28 de agosto, foi realizado o exame em 622 municípios, que confere o certificado de ensino fundamental ou médio àqueles que não concluíram esses níveis na idade regular.

Segundo o Inep, quase 1,7 milhão de inscritos e 547 mil participaram da inscrição para o exame.

Ainda não há data de lançamento para notas individuais.

Temas de Redação

Os temas de redação do Encceja 2022 foram O Papel da Tradição Oral na Preservação da Cultura no Brasil para Alunos do Ensino Fundamental e Desafios da Indústria da Moda para a Preservação do Meio Ambiente para Alunos do Ensino Médio.

A redação deve ter até 30 linhas e seguir o modelo dissertativo-argumentativo, o mesmo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Nos últimos anos, os temas dos ensaios foram:

  • 2017 – Ensino Fundamental: A importância da vacinação para a saúde pública
  • 2017 – Ensino Médio: A questão da adoção de crianças e adolescentes no Brasil
  • 2018 – Ensino Fundamental: Possibilidades de uma alimentação segura para a população brasileira
  • 2018 – Ensino Médio: Os riscos do trabalho noturno para a saúde do trabalhador
  • 2019 – Ensino Fundamental: Novas formas de consumo consciente
  • 2019 – Ensino Médio: A organização do tempo e o acesso às redes sociais
  • 2021 – Ensino Fundamental: Abandono afetivo do idoso no Brasil
  • 2021 – Ensino Médio: Combate ao abuso sexual contra crianças e adolescentes no Brasil

Quem pode fazer o Encceja?

Podem participar jovens e adultos residentes no Brasil ou no exterior, inclusive os privados de liberdade e que não concluíram os estudos na idade adequada. Entenda como funciona a obtenção do certificado em cada uma das modalidades oferecidas: No Encceja para o certificado do ensino fundamental você deve ter no mínimo 15 anos no dia do exame; Em Encceja você deve ter pelo menos 18 anos no dia do exame para fazer o Bacharelado.

Quais modalidades existem no Encceja?

O exame possui quatro aplicações que possuem editais e horários distintos, a saber: Encceja Nacional para brasileiros residentes, Encceja Nacional PPL, para brasileiros em situação de privação de liberdade ou em cumprimento de medida socioeducativa, Encceja Exterior para brasileiros residentes em outros países e Encceja PPL exterior para pessoas residentes no estrangeiro que se encontrem privadas de liberdade ou que se encontrem em medidas socioeducativas. As inscrições fora do Brasil são realizadas em cooperação com o Ministério das Relações Exteriores (MRE).

O Encceja é gratuito?

A participação no Encceja é voluntária, pelo que não tem de se preocupar com o pagamento de quaisquer taxas. As inscrições são totalmente gratuitas e devem ser feitas no site do Encceja dentro do prazo estabelecido pelo MEC. Os participantes devem estar cadastrados no Cadastro de Pessoa Física (CPF) emitido pela Receita Federal para se cadastrar.

Como se preparar para o Encceja?

Para ter um bom desempenho no Encceja, é preciso ter o compromisso de estudar, pois o certificado obtido aumenta suas chances, principalmente no mercado de trabalho. Além disso, aqueles que obtêm a certificação Encceja para o ensino médio podem tentar ingressar na universidade com a ajuda de programas governamentais. Nesse conhecimento, a preparação é um passo importante, para isso o Inep Encceja disponibiliza apostilas com livros do aluno, separados por modalidades de ensino com todas as disciplinas abordadas no exame.

Além disso, os testes anteriores do Enccejas e os aparelhos de medição estão disponíveis no portal oficial do Inep. Dessa forma, os participantes podem verificar como os testes são elaborados e como os temas são geralmente abordados. Confira como acessar os materiais de estudo do Encceja.

Outra forma de adquirir o conhecimento para passar com segurança no Encceja e garantir a nota para obter a certificação é fazer cursos da EJA – Educação de Jovens e Adultos. Caso você não consiga pagar as mensalidades de um curso de EJA, é possível conseguir uma bolsa da Educa Mais Brasil e obter descontos nas mensalidades. Você ainda pode escolher a modalidade que mais se adequa à sua rotina: presencial ou EAD.

Listra ABNT

COMPARTILHE:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp